O Departamento de Trânsito (Detran) registrou ontem 98 pedidos de parcelamento de multas de trânsito e taxas atrasadas de estadia no pátio da instituição. Ontem foi o primeiro dia do prazo para solicitação de parcelamento de multas e taxas impostas até o dia 31 de dezembro do ano passado. Do total de pedidos, 67 foram registrados apenas em Curitiba. A Receita Estadual também está parcelando o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O prazo para parcelamento de multas acaba no próximo dia 30 e a solicitação deve ser feita na sede do Detran, em Curitiba, ou nas Ciretrans no interior do Estado. Pode ser solicitado parcelamento de dívidas com o Detran, Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Companhia Municipal de Transporte Urbano (CMTU) de Londrina. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 50,00.
Para pedir parcelamento, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro do Veículo (CRV), comprovante de residência, CPF e carteira de identidade. O usuário deve trazer os documentos originais com fotocópias simples para autenticação no Detran ou trazer as fotocópias já autenticadas em cartório.
Leia mais:
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
A primeira parcela deverá ser paga à vista. As outras vão vencer no último dia útil dos meses subseqüentes. O proprietário vai receber, mensalmente, a guia de recolhimento pelos Correios. O não pagamento de qualquer uma das parcelas dentro do prazo fixado implica na extinção do parcelamento - o que ainda estiver pendente deverá ser pago à vista.
A expectativa é de que cerca de 15 mil proprietários de veículos recorram ao benefício neste ano.