Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retomada

Como será o futuro de bares e restaurantes pós-pandemia?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 ago 2020 às 15:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bares e restaurantes estão retomando as atividades em algumas cidades do Brasil, especialmente em grandes polos urbanos, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Os estabelecimentos que sobreviveram à crise precisaram realizar mudanças e adaptações em alguns processos para conseguir operar dentro das normas da vigilância sanitária.


Na reabertura, os protocolos de segurança exigem a redução da capacidade nos salões – em São Paulo, eles devem atender com apenas 40% da capacidade –, o aumento do distanciamento entre mesas e cadeiras – que devem respeitar dois metros entre os assentos de pessoas que não residem no mesmo local – e os talheres higienizados e embalados separadamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, também são necessários cardápios plastificados e limpos a cada troca de consumidor, e existe ainda a restrição ao atendimento de consumidores em pé. Nas regras, todos os clientes devem estar sentados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acima da média nacional

Vendas do comércio varejista crescem 4% no mês de janeiro no Paraná

Imagem de destaque
Com geração de 200 empregos

J.Macêdo lança obras de complexo de R$ 250 milhões na Cidade Industrial de Londrina

Imagem de destaque
Neste sábado

Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta; Londrina terá evento para tirar dúvidas

Imagem de destaque
Saiba mais

Bancos farão mutirão nacional de renegociação de dívidas a partir desta sexta (15)


Mesmo com as diversas normas de segurança, o momento incerto e a crescente alta na taxa de contágio por coronavírus preocupam os consumidores. Para 79% deles, a percepção de higiene e limpeza será o fator determinante para que escolham o local onde comer daqui para frente, segundo a pesquisa "Impactos da Covid-19 no Consumo no Foodservice", feita pela Food Consulting, em abril.

Publicidade


"Neste momento, as preocupações estão exacerbadas. Além de cumprir as normas, os donos dos estabelecimentos precisam se certificar de que o cliente tenha essa percepção. Se ele não tiver sensação de segurança, nem vai entrar no restaurante", afirma Sergio Molinari, sócio-fundador da consultoria.


Para especialistas da área, o medo dos brasileiros de frequentar os espaços públicos pode ser um impulsionamento para a adoção de alternativas como o delivery. Isso porque os consumidores podem ficar mais seguros comprando comida pela aba "restaurantes perto de mim” por conhecer o local, mas sem se deslocar
até ele.

Publicidade


"Como o consumidor vai sair com menos frequência, os restaurantes podem garantir a proximidade investindo em kits semiprontos para finalizar em casa ou colocando à venda molhos e temperos com sua grife", diz Simone Galante, presidente da consultoria Galunion.


DIFICULDADE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Publicidade


De acordo com o presidente da ANR (Associação Nacional dos Restaurantes), Cristiano Melles, cerca de 30% dos restaurantes de todo o Brasil não devem sobreviver à paralisação durante a pandemia. Em uma pesquisa realizada pela entidade, 21,4% das empresas ouvidas acham que não vão conseguir reabrir depois da quarentena.


Os dados também mostram que, mesmo com a adoção do delivery, os estabelecimentos chegaram a registrar uma queda de 70% no faturamento comparando a segunda quinzena de março – quando as restrições começaram – com a primeira.


O maior problema para eles é que a crise pode perdurar por mais tempo do que o fechamento. O setor estava
em expansão e era um dos responsáveis pela gastronomia mais segmentada, que levava a história dos bairros para os pratos. Segundo a Prefeitura de São Paulo, havia 23 mil cafés, bares e restaurantes espalhados pela cidade em 2016. O valor corresponde a 7,7% de todas as empresas na capital paulista.

"Haverá um retrocesso na cena gastronômica; isso é inevitável. E vai afetar mais os pequenos. Haverá uma
concentração no mercado”, diz Rodrigo Alves, diretor da ANR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade