A Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em conjunto com o IBGE, apontam que a Região Metropolitana de Curitiba registrou a menor taxa de desemprego do Brasil. O índice de maio foi de 5,15%, e a média brasileira ficou em 7,7%.
Entre as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, a maior alta ocorreu em São Paulo (9,2%), seguida por Belo Horizonte (8,0%), Salvador (7,9%), Recife (7,7%), Rio de Janeiro (5,7%) e Porto Alegre (5,6%).
Comparado a abril, o desemprego na RMC sofreu um aumento de 0,18%, mas ainda ficou abaixo do índice registrado em março (5,34%). O contingente de desempregados em maio foi estimado em 62 mil pessoas, 9 mil a menos do que no mesmo mês de 2001.
Leia mais:
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
A pesquisa Ipardes/IBGE indicou que os maiores empregadores na Grande Curitiba são o comércio e setor "outras atividades", que inclui agricultura, silvicultura e extrativa mineral. A oferta de emprego no comércio aumentou 7,1% em maio. A agricultura, com o período de plantio da safra de inverno, também contribuiu para o incremento ocupacional de 2,5% registrado por seu segmento.