A taxa de desemprego no país voltou a subir e fechou o mês de janeiro em 10,2%, uma elevação de 0,6 ponto percentual em relação aos 9,6% de dezembro do ano passado. Em comparação a janeiro de 2004, porém, o indicador registra queda 1,5 ponto percentual.
Os dados da Pesquisa Mensal de Emprego estão sendo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atribuiu a queda ao fato de ter terminado o período de contratações de final de ano. Por isso, em geral, janeiro é um mês de queda no nível de emprego.
Na comparação com janeiro do ano passado, no entanto, houve aumento de 3,9% no número de empregados com carteira de trabalho assinada e de 8,1% dos sem carteira assinada. A única região metropolitana onde houve queda na taxa de desocupação foi o Rio de Janeiro (de 8,5% para 7,4%).
Leia mais:
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Dólar volta a subir, fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde a criação do real
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
A nível estadual, na comparação com dezembro de 2004, em Belo Horizonte a taxa de desemprego passou de 8,5% para 9,8%; e em São Paulo, de 9,8% para 11,1%. No resto do país, houve estabilidade.
Informações ABr