Assim que as reformas começarem a ser aprovadas pelo Congresso, dentro do governo Lula, haverá um movimento de apreciação forte do real, com o dólar podendo voltar para R$ 3,00. A previsão é do economista-chefe da consultoria Idea Global para a América Latina, Ricardo Amorim.
Amorim acredita que, da mesma maneira que o dólar sofreu uma disparada ao longo deste ano, a moeda poderá devolver a valorização e engatar um overshooting para baixo, dependendo da força que o PT tiver no Legislativo.
Sobre a disposição já demonstrada pelo partido de elevar a meta de superávit primário, caso o dólar não caia, Amorim qualifica como uma medida necessária, mas que deveria ocorrer independente da taxa de câmbio. "Este aumento do superávit deveria acontecer menos por uma necessidade técnica de estabilizar a relação dívida/PIB e mais porque conseguiria criar um círculo virtuoso na economia", acredita.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Ele destaca que este aumento do superávit deveria surgir como uma iniciativa espontânea do governo Lula e não por intermédio de uma sinalização do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.