Mobilizar, sensibilizar e apoiar empresas para que adotem políticas e práticas de responsabilidade social.
Este é o objetivo do Instituto Ethos, que realiza nesta quarta-feira, em Londrina, um debate sobre as vantagens da gestão socialmente responsável.
Fundado em São Paulo em 1998, a ONG reune 735 empresas associadas em todo o Brasil, sendo 26 no Paraná.
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De acordo com Cristina Murachco, assessora de relações empresariais da entidade e que fará palestra no evento, esse novo conceito de administrar se baseia na qualidade do relacionamento das empresas com seus diversos públicos, incluindo acionistas, fornecedores, consumidores, comunidade e até mesmo o meio ambiente.
''Esse relacionamento deve ser ético e transparente. Além disso, precisa buscar a melhoria da sociedade. O empresário socialmente responsável se preocupa se os fornecedores utilizam trabalho infantil ou poluem o meio ambiente'', exemplificou.
A postura tem reflexos econômicos. Segundo Cristina, um ambiente socialmente mais justo aumenta o número de consumidores e favorece os negócios.
A empresa socialmente responsável também amplia suas vantagens competitivas, pois a publicação de um balanço social transparente auxilia a obtenção de crédito em órgãos internacionais e no BNDES.
Além disso, muitos consumidores se pautam pelo posicionamento social da empresa na hora de definir as compras.
O encontro terminará com a mesa-redonda ''Por que envolvemos nossas empresas com responsabilidade social?''.
A Rondopar Chumbos e Derivados vai mostrar como funciona o Projeto Bom Aluno, mantido em parceria com as empresas Plaenge, Tamarana Metais e Pepilon.
A iniciativa se propõe a ajudar 11 estudantes carentes e talentosos até que concluam a faculdade ou pós-graduações.
''Acreditamos que a empresa tem obrigação de retribuir à comunidade o apoio que recebemos'', disse Lilian Ferreira, psicóloga da Rondopar e coordenadora do Bom Aluno na cidade.
Outro caso que será apresentado é da Milenia Agro Ciências. Um dos projetos mantidos pela indústria é o Formare, que tem o objetivo de preparar adolescentes de baixa renda para o ingresso na vida profissional.
A escola funciona dentro da empresa e são os próprios funcionários que ministram as aulas.
''A Milenia investe nessas ações porque acredita que a função social da empresa extrapola o pagamentos de salários e impostos'', opinou Denise Caldeirão, coordenadora de assuntos corporativos.
O 1º Encontro de Empresas e Responsabilidade Social do Norte do Paraná se realiza na Casa da Amizade (avenida Harry Prochet zona sul), a partir das 13h30.
A entrada é gratuita. Mais informações e inscrições pelos telefones (43)3338-3500, 3375-1132 ou 3342-4347.