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Empresários investem em causas sociais

Rosana Félix - Folha do Paraná
31 mai 2001 às 12:11

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Cerca de 50% do empresariado paranaense está investindo em causas sociais. Isso é o que diz a pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram analisadas 39,5 mil empresas no Paraná. Elas responderam à pesquisa que investiram principalmente em assistência social (52% delas), alimentação e educação (44% em cada categoria) e desenvolvimento comunitário (37% do empresariado).

A maior parte do setor privado paranaense entrevistado pelo Ipea presta auxílio para a comunidade em geral, com a participação de 61% das empresas. As crianças receberam ajuda de 54% delas. Segundo a coordenadora da pesquisa, Anna Maria Peliano, ainda não foram analisados detalhadamente outros dados sobre os Estados, apenas pela região.

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Em 2000, das 165 mil empresas da região Sul analisadas pelo Ipea, 46% declararam colaborar com o terceiro setor, angariando R$ 320 milhões para as causas sociais, que vão desde pequenas doações a projetos de maior abrangência. O percentual é menor do que o observado nas regiões Sudeste e Nordeste, onde, respectivamente, 67% e 55% das empresas disseram colaborar. Anna Maria disse a diferença constatada aconteceu porque na região Sul há muitas micro-empresas que como não colaboram, puxam o índice para baixo. "Mas também é possível dizer que nesse local a pobreza não é tão grande, e o empresariado não se sente pressionado a auxiliar", revelou. Outra possibilidade, segundo ela, é que os empresários da região Sul acreditam que a função do investimento em ações sociais é papel do Estado.

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A pesquisa Ação Social das Empresas foi feita com o objetivo de retratar o papel do setor privado nas causas sociais. "Ainda que haja o reconhecimento de que os governos são o principais responsáveis, é preciso que se faça parcerias, e por isso fomos analisar o que o empresariado anda fazendo", resumiu Anna.

O Ipea concluiu com a pesquisa que o empresariado tem um papel significativo no atendimento à população carente, explicou Anna. "Essa atuação tem sido boa tanto para a comunidade atendida como para a empresa, que está tendo um retorno de imagem muito bom", disse. Segundo a coordenadora do Ipea, as empresas revelaram ainda que o relacionamento com os empregados também melhorou depois da implantação de atividades assistenciais. "Mas ainda há espaço para essa colaboração crescer, porque o volume investido no Sul corresponde apenas a 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) da região", apontou.


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