Empresas e Negócios

Novo projeto em escala de rack da Supermicro traz gerenciamento aberto para centros de dados sob demanda em escala de nuvem

27 mar 2017 às 15:12

SAN JOSE, Califórnia, 27 de março de 2017 /PRNewswire/ --  A Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI), uma líder global em tecnologias de computação, armazenamento e redes, incluindo computação verde, anuncia uma nova solução de Projeto em Escala de Rack (RSD ? Rack Scale Design) que capacita os provedores de serviços em nuvem, telecoms e companhias da Fortune 500 a construírem seus próprios centros de dados ágeis, eficientes e definidos por software. O RSD da Supermicro é uma solução total, formada pelo hardware de servidor/armazenamento/rede e um software otimizado de gerenciamento ao nível dos racks, que representa um superconjunto da estrutura de software RSD de fonte aberta da Intel® e as APIs Redfish RESTful padrão da indústria, desenvolvidas pela DMTF (Distributed Management Task Force).

O RSD da Supermicro resolve os desafios de gerenciamento de hardware e utilização de recursos dos centros de dados, grandes ou pequenos, frequentemente com dezenas de milhares de servidores distribuídos em centenas de racks, utilizando a tradicional ferramenta individual de gerenciamento de servidores, a Interface de Gerenciamento de Plataforma Inteligente (IPMI - Intelligent Platform Management Interface). Projetado considerando todo o rack como uma nova unidade de gerenciamento, o RSD da Supermicro utiliza APIs Redfish abertas para apoiar infraestrutura que pode ser composta e possibilitar interoperabilidade entre potenciais ofertas de RSD de diferentes fornecedores. Com as APIs Redfish padrão da indústria, o RSD da Supermicro pode ser ainda integrado nos softwares de automação do centros de dados, tais como o Ansible, Puppet ou softwares privados em nuvem tais como o OpenStack ou o Vmware.

O software de gerenciamento ao nível dos racks RSD da Supermicro é baseado na estrutura RSD da Intel®, que fornece a escala e a eficiência para os operadores em nuvem realizarem operações tais como centralização e composições, além da telemetria necessária e funções de manutenção do pod (um grupo de racks) para gerenciar os recursos alocados em um ambiente de centro de dados de larga escala. Os usuários podem fazer provisões, gerenciar e ligar o nó composto como se ele fosse um nó físico. Quando a tarefa é concluída, o usuário simplesmente deleta o nó composto para devolver o recurso para os centros para outras cargas de trabalho.

A vantagem exclusiva que a solução RSD da Supermicro oferece é que ela não requer novo hardware especialmente construído. Na verdade, a solução RSD da Supermicro funciona em toda a geração X10 (Broadwell) já existente, bem como no hardware de servidor, armazenamento e rede da nova geração X11. Além disso, o MicroBlade da Supermicro oferece um hardware desagregado e preparado para o futuro, o qual permite que os clientes atualizem o hardware do módulo de computação (CPU + memória) enquanto mantêm intacto o investimento no servidor remanescente, resultando em substancial economia e flexibilidade.

"O RSD da Supermicro facilita a construção de infraestrutura em nuvem por companhias de qualquer porte, o que, até agora, era limitado aos principais grandes provedores públicos e privados de serviços em nuvem", disse Charles Liang, Presidente e CEO da Supermicro. "A solução RSD da Supermicro permite que mais clientes construam centros de dados modernos de larga escala utilizando o melhor portfólio de produtos de servidor, armazenamento e rede da Supermicro".

"O lançamento da plataforma da Supermicro, incorporando o Projeto em Escala de Rack da Intel®, traz capacidades abertas, baseadas em padrões da indústria e inspiradas em hiperesacala, tais como descoberta de recursos, capacidade de composição e telemetria para a nuvem, comunicações e centros de dados empresariais", disse Charlie Wuischpard, Gerente Geral do Grupo de Soluções Escaláveis para Centro de Dados da Intel. "A solução da Supermicro, baseada no RSD da Intel®, permite soluções flexíveis e econômicas para centros de dados, apoiadas pela arquitetura e tecnologias da Intel".

O software RSD da Supermicro inclui os seguintes componentes:

  • Pod Manager (PodM): Um pod é um grupo de racks físicos. O Pod Manager está no topo da hierarquia dos softwares lógicos e utiliza API Redfish para se comunicar com racks que fazem parte do pod. Ele gerencia e agrega os recursos de hardware dentro de racks múltiplos no Pod, através da verificação dos respectivos PSMEs e RMMs
  • Módulo de Gerenciamento de Racks (RMM - Rack Management Module):  O RMM gerencia os recursos energéticos e térmicos dentro de um rack através da verificação do hardware do rack e reporta essa informação para o PodM através de uma API Redfish
  • Mecanismo de Gerenciamento de Sistemas Agrupados (PSME- Pooled System Management Engine): O PSME age como gerenciador de gavetas ou chassis. O PSME se comunica com cada controlador de gerenciamento da placa mãe (BMC ? Baseboard Management Controller) nas gavetas/chassis e reporta informações agregadas tais como telemetria e informações sobre ativos através da API Redfish para o PodM.
  • Web UI é uma interface gráfica para o usuário baseada em um navegador, a qual simplifica o gerenciamento do RSD.

Uma configuração mínima do hardware RSD da Supermicro inclui os seguintes componentes:

  • Um aparelho de gerenciamento 1U o qual agrupa todos os softwares relacionados com o RSD ou com uma distribuição somente de software
  • Dois comutadores de gerenciamento 1G da Supermicro para conectarem os controladores de gerenciamento da placa mãe (BMC)
  • Um comutador de dados Supermicro
  • O amplo portfólio de servidores X10 e X11 da Supermicro. As opções populares de servidores incluem, mas não estão limitadas, aos servidores TwinPro, BigTwin, FatTwin, MicroBlade, SuperBlade e GPU.

As opções de armazenamento popular incluem:

  • 2U Ultra com 24 drives NVMe como armazenamento quente
  • 2U SSG com 24 drives SAS como armazenamento morno
  • 45 compartimentos, 60 compartimentos ou 90 compartimentos JBODs (somente um punhado de discos) como armazenamento frio. 

Para mais informações sobre a série completa de soluções de projeto em escala de rack da Supermicro, visite o endereço https://www.supermicro.com/solutions/SRSD.cfm.

Siga a Supermicro no Facebook e no Twitter para receber as notícias e avisos mais recentes da Supermicro.

Sobre a Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI)

 A Supermicro® (NASDAQ: SMCI), a inovadora líder em tecnologia de servidor de alto desempenho e alta eficiência, é uma das principais fornecedoras de Building Block Solutions® de servidor avançado para Centro de Dados, Computação em Nuvem, TI Empresarial, Hadoop/Big Data, HPC e Sistemas Incorporados em todo o mundo. A Supermicro tem o compromisso de proteger o meio ambiente através da sua iniciativa "We Keep IT Green® (mantemos um ambiente verde para a TI)", proporcionando aos clientes as soluções de maior eficiência energética e respeitadoras do meio-ambiente disponíveis no mercado.

Supermicro, SuperServer, Building Block Solutions e We Keep IT Green são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Super Micro Computer, Inc.

Intel e Xeon são marcas comerciais ou marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Todas as outras marcas, nomes e marcas registradas pertencem às suas respectivas proprietárias.

SMCI-A

FONTE Super Micro Computer, Inc.

Continue lendo