A União Paranaense dos Estudantes (UPE) promete realizar na quarta-feira uma grande manifestação contra o reajuste da passagem de ônibus em Curitiba. A tarifa subiu no último domingo de R$ 1,00 para R$ 1,10. Nesta segunda, o presidente da entidade, Gustavo Henrique Moraes, protocolou na Promotoria de Defesa do Consumidor pedido para instauração de um inquérito civil público, por considerar a alta abusiva. A UPE quer que os promotores analisem a planilha de custo da passagem de ônibus.
No entanto, essa medida não assusta a prefeitura. O diretor de Transportes da Urbs (órgão que gerencia o transporte coletivo em Curitiba), Euclides Rovani, disse que qualquer entidade organizada tem acesso às planilhas de custo. Segundo ele, o reajuste de 10% na tarifa ficou abaixo da inflação acumulada no setor de transportes, que teria girado em torno dos 30%. Por isso, Rovani disse que a denúncia da UPE é vazia.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
"Esse aumento teria que ser maior, mas foi reajustado dentro do limite necessário para que o sistema opere normalmente", disse Rovani. O diretor acrescentou que o aumento não será suficiente para permitir novos investimentos ou ampliação do sistema.