Representantes do governo da China e do grupo Luneng Policity, daquele país, estiveram no Palácio Iguaçu, na manhã desta quinta-feira, para a cerimônia de instalação de uma fábrica de isqueiros em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.
Estiveram presentes o governador Roberto Requião, o presidente da Rede Federal de Energia da China, Liu Zhen Ya e o presidente do grupo Luneng e gerente geral da rede de energia de Shandong, Xie Ming Lian.
Segundo informações do governo estadual, a previsão é que a fábrica, que vai gerar 400 empregos diretos, comece a operar até o final deste ano. A expectativa é de produzir 140 milhões de isqueiros no primeiro ano de produção. A fábrica vai gerar 400 empregos diretos.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Segundo o presidente da Rede Federal de Energia da China, Liu Zhen Ya, a fábrica de isqueiros é a primeira experiência do grupo com a instalação de empresas multinacionais.
Ele disse que outros empreendimentos no Brasil estão sendo negociados, como a instalação de uma fábrica de extração de óleo de soja no Paraná para exportar o produto para os chineses.
Também está em negociação a importação de minérios de ferro da China, principalmente o carvão - que pode ser usado como energia para empresas de termeletricidade.