A produção industrial em outubro apresentou crescimento em nove das 12 áreas envolvidas pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira.
A indústria paranaense liderou a expansão, com aumento de 7,6% na comparação com o mês de outubro de 2002, seguida por Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com 5,5%. A região Sul cresceu 3,7%, São Paulo, 2,6% e Pernambuco, 2,1%. Bahia (0,2%), Nordeste (0,1%) e Espírito Santo (0,1%) também aumentaram a produção, mas em ritmo inferior à média nacional, que foi de 1,1%.
As três áreas que registraram queda na produção foram Minas Gerais, com -0,7%, Santa Catarina, com -0,9% e Rio de Janeiro, -0,4%.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Segundo o IBGE, o desempenho da indústria do Paraná foi baseado, principalmente, no comportamento das indústrias química, mecânica e de produtos alimentares. A expansão da indústria gaúcha também refletiu a influência dos investimentos do setor agrícola, com a mecânica e a química respondendo pelos principais impactos positivos na taxa global.