Nesta segunda parte da entrevista com o presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, tratamos de dois campos fundamentais: inovação social e o desenvolvimento de propostas inovadoras nas pequenas e médias empresas:
1) A inovação geralmente é vista como algo que ocorre sobejamente nas grandes multinacionais, porém a prática não é bem assim. As pequenas e médias também inovam, notadamente quando são geradoras de novas tecnologias. Como a Invest Paraná vem atuando junto às pequenas e médias empresas, a exemplo das startups?
O mais importante é que a Invest criou o programa Inova Invest que visa atrair startups que queiram ter algum resultado junto com o Governo e nos ajudem a melhorar. Está correto que não são só as multinacionais que geram inovação, temos bons exemplos de empresas de pequeno e médio porte fazendo inovação de ponta, e inovação que, junto com a Invest, pode ser levada para fora. Alguns exemplos são o Robô Laura, que começou na região metropolitana de Curitiba e a Invest conseguiu levar para o exterior, já tem demonstração em Dubai; a empresa Kobra de Londrina que tem notadamente um polímero diferente que pode trabalhar tanto na parte do agronegócio como na biociência; a Panter, que compete com implementadores agrícolas autônomos; o Vale do Genoma em Guarapuava, ecossistema de inovação voltado a pesquisa genética e inteligência artificial aplicadas à saúde. Como essas existem inúmeras empresas médias e pequenas despontando no agronegócio, na indústria e na biociência. É nosso papel na Invest levar essas empresas para fora do País e fazer as conexões internas no Paraná e no Brasil.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
2) A inovação e o empreendedorismo, principalmente o de alto potencial tecnológico, ainda está distante da grande maioria da população. Por isso cresce a preocupação em buscar mecanismos de promoção da inovação social, que é diferente da ação social e da responsabilidade social porque a preocupação reside no desenvolvimento de novos negócios. A Invest Paraná tem alguma iniciativa no segmento da inovação social como forma de geração de emprego e renda?
Na Invest Paraná temos o Programa chamado o Invest Pass, por meio dele buscamos gerar inovação para fomentar emprego e renda, com cunho de inovação social. Buscamos trazer a inovação para um público diferente da média e grande empresa, para as pequenas comunidades. O programa busca soluções com foco em inovações para acelerar o desenvolvimento sustentável do Estado e está diretamente ligado ao VRS, Vocações Regionais Sustentáveis, que é um papel da Invest Paraná em trabalhar no segmento da inovação social, ou seja, manter contato e atenção com os grandes, médios e pequenos.
*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).
Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups.
@professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)