Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Instalação de empresa em Quatro Barras é questionada

Katia Michelle - Folha do Paraná
25 jan 2001 às 13:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Técnica do Iraí está questionando a instalação da fábrica IBMEI, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, alegando que a a empresa está sendo construída em Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo a entidade, esta já é a sexta empresa instalada irregularmente na área, o que ocasiona danos irreversíveis ao ambiente. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) afirma que a empresa cumpriu todas as exigências do Decreto 2.200, de junho do ano passado, que define o zoneamento de uso para a APA que abrange o Rio Iraí e já condeceu licença prévia para instalação da empresa.

O chefe do departamento de licenciamento ambiental do IAP, Pedro Dias, informou que a IBMEI (fábrica de peças de eletrodomésticos) vai produzir apenas efluentes secos, ou seja, não representa danos ao ambiente. "Se fosse uma fábrica com produção de efluentes industriais, o IAP não concederia a licença", salientou Dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A empresa obteve a licença em outubro do ano passado, com validade de doze meses. Nesse prazo, a IBMEI precisa cumprir o plano de recuperação ambiental e paisagístico que apresentou ao IAP, sob pena de não ter a Licença de Operação, que garante o funcionamento da empresa, concedido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas

Imagem de destaque
90 anos

Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina

Imagem de destaque
Lote 3

Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta

Imagem de destaque
90 anos

Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina


Para contestar a autorização da licença, a Câmara Técnica do Iraí se ampara no fato da fábrica de espuma e tecidos Coppo Thirry, instalada na mesma área, ter utilizado esse mesmo recurso para obter licença para instalação. "Hoje a empresa gera efluentes industriais e o IAP não faz nada", denuncia o biólogo Tiaraju de Mesquita Fialho, membro da Câmara.

A Câmara vai solicitar ao IAP documentação que autoriza a instalação da fábrica para averiguar a regularidade da licença. No próximo dia 10, membros da entidade se reúnem para avaliar a situação da APA do Iraí.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo