O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM) encontrou algumas irregularidades nos produtos natalinos fiscalizados nos últimos dias em todo o Paraná. Através de sua sede central, em Curitiba, e de suas regionais no interior, o IPEM concluiu a verificação de produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano, como panetones, castanhas, nozes e frutas secas.
Na operação especial de Natal, foram visitados cerca de 90 estabelecimentos comerciais no Estado, num total de 1.529 unidades examinadas. Dessas, 1.290 no próprio local de revenda e outras 239 remetidas ao laboratório do IPEM, onde foram constatadas algumas irregularidades. Foram lavrados 12 autos de infração por falta de indicação do peso do produto e outros oito por irregularidade na embalagem.
Foram reprovados vários panetones, a maioria sem marca (daqueles fabricados especialmente para supermercados), além de outros com as marcas "Nossa Receita", "Nosso Panetone" e "Charlotte". Também não passaram nos exames de laboratório as Frutas Cristalizadas Mercadorama, Castanhas do Pará sem Casca La Violetera e Nozes com Casca La Violetera, por haver diferença de peso entre o descrito na embalagem e o realmente constatado.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Fonte: Agência Brasil (ABr)