O grupo paranaense J. Malucelli anunciou ontem que vai entrar no setor de geração de energia no País. A empresa encaminhou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedido para construção de sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Três são no Paraná, três em Santa Catarina e uma em Goiás. As usinas paranaenses serão construídas em sociedade com a Copel.
A J.Malucelli entrará com participação acionária de 70% no Estado, enquanto a Copel ficará com os outros 30%. Em Santa Catarina a empresa está sozinha no projeto e, em Goiás, é minoritária com 30%. Em todos os casos, a Aneel terá de se pronunciar com base no projeto apresentado, que leva em conta a infra-estrutura para construção e a questão ambiental.
O presidente do grupo, Joel Malucelli, disse que todas as licenças ambientais prévias foram dadas para o projeto. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não retornou o pedido de informação feito pela Folha sobre o aval para a construção das usinas. Malucelli não quis revelar o nome do local, onde as hidrelétricas serão construídas, pois ele teme que isso possa despertar o interesse de empresas concorrentes, dificultando o processo junto à Aneel.
Leia mais:
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
As sete PCHs juntas vão ter potência instalada de 100 megawatts. Para concluir os projetos, será necessário um investimento em torno de R$ 200 milhões. Como sócio-proprietária é a primeira vez que a J. Malucelli entra no setor de geração de energia. Para isso foi criada a empresa J. Malucelli Energia S.A. "É um ramo promissor e de alta rentabilidade, com taxas de retorno de 20% ao ano", disse Malucelli.
Ao completar 35 anos de atividade, a empresa não pretende investir apenas em geração de energia. A J. Malucelli tem intenção ainda de construir um condomínio fechado de 2,5 milhões de metros quadrados, semelhante a Alphaville, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O projeto está em fase de aprovação ambiental pelo IAP.
O terceiro investimento é a construção do Parque Shopping Barigüi em parceria com a Multiplan dos grupos Bozano Simonsen e Isaac Peres, donos do Barra Shopping, no Rio de Janeiro e Morumbi Shopping, em São Paulo. O empreendimento já foi aprovado pela prefeitura. Ele será o maior centro comercial de Curitiba e contará com uma área de lazer comandada pelo grupo norte-americano de Steven Spilberg. Nesse negócio, a J.Malucelli entra com 10% da sociedade.