Durante visita a Londrina, Teiji Hayashi disse que o Japão tem preocupação com a segurança alimentar e quer buscar mais parceiros deste setor comercial.
Uma comitiva composta pelo embaixador japonês Teiji Hayashi, pelo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e pela terceira secretária da Embaixada do Japão, Kana Hasegawa, visitou o Norte do Paraná recentemente. Em entrevista à FOLHA, o embaixador reforçou que o governo japonês quer incrementar o comércio bilateral entre Japão e Brasil.
“Atualmente já temos bastante comércio entre Japão e Brasil. O Brasil exporta minérios e produtos alimentícios, como ferro, soja e carne de frango ao mercado japonês. O Japão, por sua vez, exporta máquinas e automóveis ao mercado brasileiro”, explicou. “Acredito que temos possibilidade de aumentar o volume comercial entre os dois países. Hoje, depois da agressão russa à Ucrânia, qualquer país precisa fortalecer a cadeia de abastecimento. A economia brasileira está crescendo significativamente e estamos buscando incrementar esse comércio bilateral”, declarou.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Hayashi exemplificou que a carne de frango brasileira ocupa 60% da importação desse produto no mercado japonês. “Se vamos a um supermercado japonês é possível encontrar carne de frango brasileira facilmente. O Japão também importa soja, suco de laranja”, afirmou. “Aqui em Londrina fui à Cooperativa Integrada e falamos da possibilidade de aumentar ainda mais o comércio de produtos agropecuários. O Japão possui preocupação sobre a segurança alimentar e queremos buscar mais parceiros deste setor comercial com o Brasil.”
Continue lendo na Folha de Londrina.