Londrina registrou mais um mês com saldo positivo de empregos em outubro. De acordo com os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade aumentou o estoque em 788 vagas, resultado de 8.737 admissões e 7.949 demissões. No acumulado do ano, o avanço chegou a 7.448 novos postos de trabalho, sendo 86.450 contratações e 79.002 desligamentos.
A alta do mês foi puxada pelo desempenho dos setores de Comércio (277 vagas) e Serviços (268). A Construção Civil aparece na sequência (209). A Indústria também aparece com alta de 43. Já a Agropecuária foi a única a apresentar resultado negativo. A balança do mês fechou com nove vagas a menos no setor.
Também considerando os resultados apresentados pelo Caged, o estoque de emprego formal totalizado nas cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina (Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas) apresentou saldo positivo. Entre demissões e contratações, o resultado foi um saldo de 1.180 postos de trabalho com carteira assinada, lembrando que a região já vinha de um saldo de 753 em agosto. O setor de Serviços que tinha apresentado números negativos no mês anterior voltou a apresentar números positivos com saldo de 404 novos postos de trabalho, sendo o setor mais expressivo em outubro para a região.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Os dados de Londrina e da região metropolitana fazem parte do acompanhamento e análise realizados pelo Projeto de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas – NuPEA da UTFPR, campus Londrina, intitulado Análise e Divulgação de Dados Econômicos da Cidade de Londrina. Estas cinco cidades representam 82,2% da população total e 86,4% do PIB da RML, sendo então um parâmetro suficiente para entender a região como um todo.
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA E VEJA DADOS DO PARANÁ E DO BRASIL: