As montadoras de veículos e máquinas agrícolas instaladas no Paraná reduziram a produção em 25,1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2001. As exportações também despencaram, com queda de 38,8%. O Paraná tem agora participação de 8,2% no mercado nacional, sendo que em 2001 a fatia do Estado era de 10,1%. Para o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, as empresas precisam investir em automóveis populares para retomar o nível de produção do ano passado.
Os dados sobre produção foram divulgados nesta quinta-feira pelo sindicato e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Ecônomicos (Dieese). Foram produzidas 33,9 mil unidades automotivas no Estado entre janeiro a março deste ano, ante 45,2 mil de 2001. Todas as montadoras, com exceção da Case New Holland, tiveram queda de produção neste ano. A Renault fabricou 30,8% menos; a Volkswagen/Audi, - 20,4%; a Volvo, - 18,1%; e a Audi, - 13,7%. A Case New Holland aumentou a produção em 5,6%.
''As empresas entraram em 2002 com estoques muito altos, o mercado não respondeu, as fábricas deram férias coletivas e além disso novas plantas estão operando, como a Ford na Bahia, a GM no Rio Grande do Sul e a Peugeot no Rio de Janeiro, que está incrementando a produção'', afirmou o coordenador estadual do Dieese e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Clementino Vieira.
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Leia mais em reportagem de Rosana Félix, na Folha de Londrina desta sexta-feira