Cerca de 100 mil pessoas circulam pelos shopping centers de Curitiba diariamente, um aumento de praticamente 50% nos últimos cinco anos. A entrada de dois grandes centros comerciais, o Crystal e o Curitiba em 1996, foi a grande responsável por esse incremento. Mas o setor, que emprega por volta de 7 mil pessoas, ainda tem bastante o que crescer, de acordo com pessoas ligadas à área.
Já está prevista a construção de outro grande shopping na cidade, o Park Shopping Barigüi. O empreendimento vai ficar pronto no segundo semestre de 2003, com um investimento total de R$ 100 milhões.
Para o vice-presidente de Serviços da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro, ainda há bastante mercado em Curitiba para a inauguração de novos shoppings. "Alguém que more no Bacacheri, por exemplo, talvez não goste de atravessar a cidade para ir ao shopping", diz.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Segundo Ribeiro, fatores como segurança fazem com que esses centros comerciais tenham bom volume de público e vendas, o que anima outros empresários a investirem na construção de novos pontos. "Mas os shoppings progrediram bastante por causa do horário de funcionamento, que vai até a noite e também nos finais de semana, o que beneficia os consumidores", afirma.
O Shopping Mueller, pioneiro em Curitiba, completou 18 anos no início do mês. Ele só recebeu concorrentes de peso há cinco anos, com a inauguração do Crystal e do Curitiba, mas a diretora de Marketing do Mueller, Cláudia Souza, também acha que ainda há espaço para novos empreendimentos. "Começa a se criar um novo público de shoppings. Quando se tem um shopping do lado de casa, aquela coisa que a pessoa deixava acumular para fazer apenas em um dia, começa a fazer na hora", avalia.
Já a gerente de Marketing do Shopping Crystal, Lylian Vargas, diz que é preciso cautela nos investimentos. "Quem está aí está consolidado, mas as empresas de grande porte, para colocarem um negócio precisam pesquisar muito antes, porque o cenário mundial não é tão favorável", afirmou.
Aniversário - Nesta terça-feira o shopping Curitiba completa cinco anos, oferecendo aos funcionários um café-da-manhã e o prêmio de Projeto Lojistas aos que se destacaram no trabalho. Durante este mês, o Curitiba ofereceu aos clientes um happy hour diário.
O Mueller promoveu em setembro uma mostra de roupas que marcaram época nas últimas décadas e patrocinou apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba. Também distribuiu aos clientes uma revista mostrando as tendências da próxima estação, que deverá ser editada a cada seis meses.
O Crystal, inaugurado no início de novembro de 1996, vai comemorar durante um mês inteiro, a partir de 15 de outubro.