Todo começo de ano a história se repete: prometemos para nós mesmos e para quem está próximo que o ano que começa será diferente. Geralmente as pessoas prometem aquilo que sonham, mas dificilmente alcançam: guardar dinheiro, viajar, comprar um carro, uma casa.
Dificilmente ouço de alguém algo como: “vou abrir meu próprio negócio”. Infelizmente, a maioria dos empreendedores no Brasil são aqueles que chamamos de empreendedorismo por necessidade, aquele que decide empreender porque foi demitido ou porque não consegue o emprego que deseja e está com as contas batendo à porta. Não deveria ser assim, mas isso é assunto para outra coluna.
Embora seja raro quem comece um ano pensando em empreender, é comum as pessoas iniciarem um novo ciclo pensando em estudar. Afinal, a capacitação é o melhor caminho para a mudança de vida. Para quem pensa assim, tenho uma ótima sugestão para você: a nova turma do Programa Empreende Mais.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Já falei sobre esse Programa aqui, afinal faço parte da equipe de professores e mentores desde o começo, quando a pandemia ainda era um problema grave. Agora o programa mudou bastante. As aulas, por exemplo, deixaram de ser virtuais e se tornaram totalmente presenciais. Para quem é professor há mais de 20 anos, posso assegurar que essa mudança foi bastante positiva.
Outra novidade é que as turmas ocorrem em parceria com as prefeituras e entidades de classe ligadas ao setor empresarial. Aqui em Londrina, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) é uma grande parceira. Em Cambé e Ibiporã o Empreende Mais também terá turmas com o apoio da Prefeitura Municipal. Em Cambé as inscrições também estão abertas.
Como se trata de um curso totalmente gratuito, com professores altamente capacitados, entidades de classe trabalhando em parceria com o Poder Público, acredito que é uma excelente oportunidade para você que quer mudar, mas está precisando de uma forcinha... Não se esqueçam que ninguém nasce empreendedor, as pessoas se tornam empreendedoras. Podemos ter habilidades e competências que nos ajudem, mas todos, sem exceção, precisam de um suporte, uma oportunidade, um auxílio.
Ouço muitas reclamações de pessoas que se queixam do Governo, da falta de oportunidades e até mesmo da falta de compaixão divina. Justificam seus problemas e infortúnios jogando a responsabilidade para o outro. Concordo que é obrigação do Poder Público trazer apoio ao empreendedor. Porém, as oportunidades existem e muitas vezes não aproveitamos. Se as oportunidades são poucas ou inadequadas, também é assunto para outra coluna.
Ciente disso, convido você a vir comigo nessa jornada empreendedora. Tenho certeza que ao final, você estará melhor do que hoje. Certamente não sairá do curso com uma empresa funcionando e faturando bem, mas com conhecimento para chegar lá, asseguro que sim ;)
Serviço
Nova Turma Empreende Mais
Inscrições abertas até 25/01
Mais informações: (43) 3374-3000 (ACIL) Inscrições: https://forms.gle/et4NRNBWxyeXJfKH7
*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).
Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups.
@professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter).