O Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Curitiba e Litoral (Sindimercados) vai realizar uma assembléia hoje para votar a contra-proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados (Siemarc). O resultado da assembléia pode pôr fim à indefinição sobre o horário de atendimento dos supermercados.
Os trabalhadores queriam receber benefícios em troca do trabalho durante domingos e feriados, como participação nos lucros da empresa. O Sindimercados apresentou uma proposta aos trabalhadores, que foi modificada e reapresentada. Na semana passada o sindicato patronal já havia se reunido para decidir sobre o tema, mas as pessoas presentes não chegaram a um consenso. Nenhum representante do Sindimercados ou do Siemarc foi localizado para falar sobre o assunto. Segundo informações do setor de varejo, as partes só vão se pronunciar após a decisão final sobre o tema.
A indefinição do horário de atendimento dos supermercados se arrasta desde o dia 29 de maio, quando os sindicatos dos trabalhadores e o patronal assinaram uma convenção trabalhista que fixava o período das 8 às 22 horas de segunda a sábado e das 8 às 13 horas aos domingos e feriados. As grandes redes (Sonae, que controla o Mercadorama e o Big, Extra, Wal Mart e Carrefour) foram contrárias à medida, que deveria ter sido adotada no dia 22 de junho e foi prorrogada por duas vezes.