Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inovação e Empreendedorismo

O Brasil não é para amadores: lições de empreendedores

Lucas V. de Araujo* - Colunista da FOLHA
07 nov 2022 às 08:30

Compartilhar notícia

- Programa Empreende Mais
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ditado popular diz que o Brasil não é para amadores. De fato, essa frase reserva uma grande

verdade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Terminada mais uma turma do Programa Empreende Mais, do qual orgulhosamente faço parte

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir de janeiro

Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

como professor mentor, estou reforçando cada vez mais minha visão de que os obstáculos para

Publicidade

um empreendedor vencer no nosso país vai muito além daquilo que se apregoa na literatura

especializada.

Publicidade


Carlos*, por exemplo, relatou problemas com fornecedor. Ele criou uma empresa que vende

calçados pela internet baseado na experiência de décadas da mãe, que foi uma vendedora de

Publicidade

mão cheia nos tempos que trabalhou em lojas varejistas. Apesar do conhecimento aprofundado

no setor e de ter uma carteira de clientes já formada, não consegue comprar mercadorias dos

Publicidade

fabricantes. O problema não está na falta de capital ou na logística de acesso, porém em um

certo boicote por parte de alguns fornecedores que estão sendo pressionados por grandes

Publicidade

compradores para não vender ao Carlos. Aquela velha prática de dificultar a entrada de novos

concorrentes sufocando-os com a falta de produto.

Publicidade


Sugeri ao Carlos a busca por novos fornecedores, mas a partir de uma nova estratégia: trabalhar

com nicho de mercado. Para não ser refém dos grandes fabricantes, nada melhor que procurar

um produtor de calçados pequeno, que elabore uma mercadoria diferenciada, e que esteja

procurando um parceiro comercial para expandir suas vendas. Difícil? Sim, afinal estes

pequenos fabricantes não têm recursos para divulgar seus produtos, logo exigem intensa

pesquisa e um trabalho de garimpagem cuidadoso em eventos, hubs de inovação e redes de

contato (network). Sugeri a ele a leitura de um livro muito bom para quem está com problemas

semelhantes: A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Embora os

autores não se utilizem de exemplos brasileiros, o raciocínio deles é muito bom.


Letícia* vende produtos veganos congelados pela internet para varejistas e lojas. Ela me relatou

os percalços pelos quais precisou passar ao trocar de sócios e criar um espaço adequado para a

indústria. Com espaço novo e uma rede de clientes relativamente boa, está preocupada em como

vai crescer. As dívidas e as incertezas em relação ao futuro a deixam insegura, fora o fato de que

pensa em criar uma startup a partir das pesquisas que realizou no mestrado e doutorado para

desenvolver uma nova tecnologia de embalagem de alimentos.


Disse a ela que criar uma startup para criar uma inovação é sempre bom, porém é importante

avaliar se vai ter “perna” para tocar a empresa em funcionamento e ainda fazer decolar outra.

Sócia do marido na indústria, ela acredita que pode conseguir. Ganhar escala na venda de

mercadorias depende muito da área de vendas e marketing, fora na capacidade atender a novas

demandas na linha de produção.


Amadores não conseguem vencer esses desafios. Por isso, acredito muito no potencial dessas

pessoas e estou dando a minha contribuição. Cada vez mais acredito que os empreendedores

podem salvar o Brasil ;)


*Nomes fictícios para preservar a identidade dos alunos


*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutorando em Comunicação e Inovação (USP). Professor da

Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de

“Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo