Entre os seis estados mais ricos do País, o único que registrou crescimento em relação ao ano passado foi o Paraná. Além de conseguir se manter como o quarto estado mais competitivo do Brasil, o Paraná conseguiu ampliar sua vantagem em relação ao quinto colocado, o Rio Grande do Sul.
Paranaenses e gaúchos, aliás, brigam há anos pela quarta colocação, posição que o Paraná ocupa pelo terceiro ano seguido. É o que mostra a versão 2003 do Ranking dos Estados, realizado há oito anos em parceria entre a Revista Amanhã e a consultoria Simonsen Associados.
Na avaliação do diretor de Redação da revista, Eugênio Esber, o Ranking 2003 revela dois pontos positivos no crescimento do Paraná. O primeiro refere-se ao distanciamento da competitividade do Estado em relação ao Rio Grande do Sul. A diferença atinge cinco décimos (158,2% do PR contra 157,7% do RS), quando no ano passado essa diferença era de apenas um décimo (158% a 157,9%).
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Outro ponto positivo foi o aumento do Paraná no quesito riqueza. Em 2002, o Estado estava 54,9% acima da média nacional, passando para 56% este ano. Com isso, ultrapassou o Rio Grande do Sul que, tradicionalmente, mantinha-se na frente neste item. Em anos anteriores o Paraná sempre superava o Rio Grande em infra-estrutura, mas perdia em riqueza. Desta vez, o Estado conseguiu se manter em quarto lugar em todas os itens.
Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina