A maior obra em construção no Sul do Brasil está no Paraná e vai representar, num período de 24 meses, investimentos de US$ 150 milhões no município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se da Unidade de Hidrodessulfurização (HDS) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, a Repar, da Petrobras.
O nome complicado nada mais é do que uma nova planta industrial que terá a função de reduzir a quantidade de enxofre existente no óleo diesel produzido pela Repar. A atual legislação ambiental brasileira permite a produção de dois tipos de diesel: o metropolitano, para regiões metropolitanas e concentração máxima de enxofre de 0,20%, e o diesel interior, para ser vendido nos demais municípios. Como nessas cidades o fluxo de veículos é menor, o índice de enxofre pode chegar a 0,35%.
A planta industrial em construção na Repar vai reduzir em quatro vezes o volume de enxofre existente hoje no diesel na forma de gás, transformando-o em resíduo sólido que será vendido como matéria-prima para diversas indústrias. O enxofre sólido pode ser utilizado na produção de açúcar, no clareamento do papel, na produção de explosivos e fertilizantes.
Leia mais:
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Para colocar em prática todo esse projeto, serão necessários U$ 150 milhões. E somente 8% desse valor serão gastos com equipamentos adquiridos fora do Brasil. A execução da obra teve início em outubro do ano passado e está sob a responsabilidade do consórcio formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, Ultratec e Inepar.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.