Estão terminando os prazos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O contribuinte que pretende economizar e garantir os descontos oferecidos por prefeituras e o governo devem se apressar. No caso do IPVA, o abatimento de 15% só vale para quem efetuar o pagamento até a próxima terça-feira, dia 31. Já para quem pagar o imposto em cota única até 28 de fevereiro, o desconto será de 5%. A outra alternativa é fazer o parcelamento em seis vezes, mas sem descontos.
Já o pagamento do IPTU, em Curitiba, pode ser feito em cota única até segunda-feira. Para o pagamento à vista o contribuinte recebe um desconto de 10%, mas há ainda a opção de parcelamento em até dez vezes, mas neste caso, sem o abatimento. A arrecadação da IPTU vai render aos cofres da Prefeitura de Curitiba R$ 200 milhões, incluindo a taxa de coleta de lixo. A expectativa da Secretaria de Finanças é que 30% desse valor seja pago à vista.
O único balanço realizado pela Prefeitura de Curitiba mostrou que entre 2 a 16 de janeiro, foram feitos 5.197 atendimentos a contribuintes. A maior parte das consultas não era de reclamações, de acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Finanças. Em 69% dos casos, ou 3.637, eram de pedidos de documentos de arrecadação do ano 2000. Os documentos são necessários para os contribuintes que não pagaram o imposto no ano passado e pretendem fazê-lo agora.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Segundo os dados oficiais da Secretaria de Finanças, houve apenas 63 pedidos de impugnação de cobrança do imposto. Esses pedidos são gerados por queixas dos contribuintes relacionadas aos valores cobrados de IPTU e taxa de coleta de lixo. O prazo para a entrada de pedidos de impugnações termina dia 10 de fevereiro.
Os imóveis com até 70 metros quadrados são isentos do pagamento do IPTU. Nesse caso é preciso que tenha finalidade residencial e seja construído em padrão simples.