Mesmo com o aumento de aproximadamente 9% no preço dos ovos de chocolate e dos bombons no Brasil, o volume de vendas para a Páscoa neste ano deve aumentar 7% no Paraná.
A previsão otimista é da Associação Comercial do Paraná (ACP), que atribui o aumento ao volume de vendas do último Natal, que teve acréscimo de cerca de 10% em relação ao ano passado no Estado.
Ainda, segundo uma pesquisa realizada em março pela ACP, os comerciantes esperam vender maior quantidade de produtos de Páscoa de menor valor.
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Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicob), a Páscoa deste ano registrou no País uma produção industrial 3% maior que a de 2003, passando de 18 mil para 18,5 mil toneladas.
Empresas como a Kraft Foods do Brasil, que representa a marca Lacta no Paraná e que não detalha números até por uma questão estratégica, confirmam essa tendência de aumento de vendas.
De acordo com a Abicob, o aumento da produção de ovos médios (entre 201 e 500 gramas), que foi de 71% do total, garante o aumento do faturamento das indústrias brasileiras para este ano, que deve chegar aos R$ 505 milhões. No ano passado, as vendas industriais no Brasil, giraram em torno de R$ 450 milhões.
Na avaliação dos consumidores, o aumento no valor dos ovos de Páscoa neste ano foi bem superior a 9%. Por isso, muitos deles estão procurando as lojas populares para comprar os ovos, como é o caso de Neide Scheuer, 30 anos.
''Nos anos anteriores, eu comprava só ovos de marca para o meu filho, de sete anos. Agora, além de ter mais uma filha, os ovos estão bem mais caros e nós, com menos dinheiro no bolso'', brinca Scheuer.
Para driblar a crise financeira e continuar presenteando os filhos, Scheuer optou por mesclar a cesta do coelhinho com poucos ovos de marca e muitos populares. ''As crianças não ligam para a marca. Quem liga somos nós, pais. Para eles, tudo é chocolate e colorido igual. Eles ligam para a quantidade'', conta.