Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Senado

Projeto de lei prevê pensão para órfãos de pessoas que morreram por Covid-19

Redação Bonde com Agência Senado
22 mar 2021 às 10:06
- Divulgação/Rio da Paz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um PL (Projeto de Lei), apresentado nesta semana no Senado, prevê o pagamento de pensão para filhos menores de idade de pessoas que morreram por Covid-19. A proposta foi protocolada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).


Segundo o texto, o herdeiro terá direito ao benefício desde que o pai ou a mãe falecidos não tenham sido filiados a regime especial de Previdência Social. A pensão prevista é de R$ 1.100, e valor deverá ser pago até a criança ou adolescente completar 18 anos. Caso ambos os genitores falecerem em decorrência do coronavírus, o dependente receberá somente uma pensão por óbito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se o responsável falecido tiver mais de um filho, o benefício será dividido se ambos pertencerem ao mesmo núcleo familiar. Caso sejam de famílias diferentes, cada herdeiro receberá uma pensão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segue para sanção

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos


Órfãos

Publicidade


Na justificativa do projeto, Rogério Carvalho afirmou que a medida visa amparar financeiramente crianças e jovens órfãos em virtude da pandemia de covid-19. O senador mencionou a iniciativa adotada no Peru, onde cerca de 11 mil menores, que perderam a mãe ou o pai por covid-19 receberão mensalmente uma pensão equivalente a R$ 313. 


Nas redes sociais, o parlamentar disse que o projeto é uma ação para a preservação de vidas para resguardar a subsistência dos núcleos familiares esfacelados pela pandemia. 


"Não se pode, no presente momento, deixar a juventude desamparada, motivo por que se insta a ação deste Parlamento para solucionar o problema que se coloca a frente dos representantes do povo brasileiro”, publicou Rogério Carvalho. 

Ainda não há data prevista para a votação do projeto no Senado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade