O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta quarta-feira (12), durante o 37º Show Rural Coopavel, em Cascavel (Oeste), a proomoção de um novo concurso público para o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater). Serão ofertadas 422 vagas distribuídas entre os setores de Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Administração.
Ratinho Junior destacou que o certame ajudará a reforçar a atuação técnica do órgão, fundamental para a agricultura paranaense. “Das vagas anunciadas , serão 58 para doutores e pesquisadores. Para também gerar produção de conhecimento que irá ajudar os nossos agricultores”, salienta o governador.
O concurso será conduzido pela seap (Secretaria de Estado da Administração e da Previdência). As vagas abrangem diversas áreas, incluindo Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Zootecnia, Administração e outras correlatas. Com a autorização do governador, a próxima etapa será a contratação da empresa responsável pela organização do concurso.
Leia mais:

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Menos de 30% dos londrinenses declararam o Imposto de Renda em 2025

Aterro sanitário de Londrina abriga potencial energético inexplorado de biogás

Falando e aprendendo sobre comunicação com agricultoras
O edital com todas as regras, prazos para inscrição, estrutura das provas e cronograma completo será publicado ainda no primeiro trimestre, com as informações oficiais disponíveis via edital e divulgadas pela AEN (Agência Estadual de Notícias).
IDR
Criado em 2019, o instituto é resultado da fusão de quatro instituições: Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), CPRA (Centro Paranaense de Referência de Agroecologia) e Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).
O órgão é vinculado à Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) e tem como missão apoiar o desenvolvimento da agropecuária paranaense por meio da extensão rural e da pesquisa.
Os últimos concursos feitos pelo IDR-Paraná ocorreram ainda sob a estrutura da Emater e do Iapar. O concurso da Emater foi aplicado em 2014, com chamadas até 2016, enquanto a seleção para a Pesquisa Agropecuária ocorreu em 2012.
Outros concursos
O concurso do IDR-Paraná se soma a outras seleções anunciadas pelo Governo do Estado em 2025. Em janeiro, foi anunciado um concurso público para reforçar as forças de segurança do Paraná, com 2.600 vagas – sendo 2.000 para a Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros Militar.
Já no início de fevereiro, foi publicado o edital do concurso para auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, com 50 vagas e vencimento inicial de R$ 16.953,96. As inscrições começam em 17 de fevereiro.