A montadora Renault inaugura hoje a segunda linha de produção da fábrica de motores em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A solenidade deve contar com as presenças do diretor-presidente da Renault para o Mercosul, Luc-Alexandre Ménard, do governador do Estado, Jaime Lerner, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias.
A montadora francesa pretende aumentar, com essa unidade, a capacidade de produção de 200 mil motores para 300 mil. A primeira fábrica de motores foi inaugurada pela Renault no ano passado. Metade da produção deverá se destinar a exportações. Entre os países que estão sendo cogitados está o México.
Desde que começou a construir sua fábrica na Região Metropolitana de Curitiba, em 1996, a Renault foi a empresa do setor automotivo que mais fez investimentos industriais no País. A montadora está aplicando em torno de US$ 1,35 bilhão.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
A empresa tem hoje a produção dos carros Scénic e Clio 2, a unidade de estamparia e mais a de motores. Até o final do ano, a Renault inaugura também a sua fábrica de carros utilitários.
A Renault ocupa a quarta posição entre as montadoras que mais vendem carros no País, produzindo 56,6 mil carros. Sua meta agora é alcançar a terceira posição, atingindo 6% do mercado brasileiro, contra 4,3% do ano passado. O grupo francês trabalha com o objetivo de conquistar pelo menos 10% do mercado até 2010.