Rural

Embrapa lança novas variedades de maracujá

31 dez 1969 às 21:33

A Embrapa Cerrados em Planaltina (DF) lançou esta semana três variedades híbridas de maracujazeiro-azedo: BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e BRS Ouro Vermelho que beneficiará toda a cadeia produtiva do maracujá. As novidades são resultado de um trabalho de pesquisa que durou 15 anos.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esses híbridos de maracujazeiro vão contribuir para o aumento da produtividade e a racionalização do uso de defensivos agrícolas. Com isto, cairá o custo de produção, com potencial aumento da renda do produtor e diminuição do preço do produto para o consumidor.


A Embrapa coloca à disposição dos produtores de maracujá as variedades, que apresentam maior resistência e tolerância às doenças, menor dependência da polinização artificial, longevidade, vigor e alta produtividade.


Segundo o pesquisador Fábio Faleiro, para o consumidor os principais atrativos são a maior quantidade de vitaminas nos frutos e bom rendimento da polpa.

Ele disse esperar que o material contribua para a melhoria da qualidade de vida do produtor. Uma das expectativas é de que o produtor torne viável economicamente a produção de maracujá em sua propriedade, utilizando essas espécies com características genéticas superiores. Com informações da Agência Brasil.


Continue lendo