Após 41 meses sem suspender o fornecimento de água por falta de pagamento, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) anunciou nesta quarta-feira (31) que vai retomar o corte no próximo dia 12 de junho.
A Companhia informou que "tem mantido o abastecimento ininterrupto, mesmo para os inadimplentes, desde janeiro de 2020, devido à pandemia de covid e, depois, pela dificuldade econômica das famílias. Ou seja, são três anos e cinco meses em um histórico sem similar em nenhuma empresa, de qualquer setor, no Brasil".
Conforme a Sanepar, será cortado o fornecimento de água para débitos superiores a 48 dias. Paralelamente, infromou que está mantendo o programa de refinanciamento, o Reclip, que possibilita o pagamento de faturas em atraso com prazo de até 60 meses e tem condições especiais para os devedores.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Antes de ter a água cortada, a Sanepar diz que o cliente recebe avisos e comunicados com tempo hábil para que consiga quitar débitos ou entrar em contato para negociar o parcelamento do pagamento.
A Sanepar ainda poderá cadastrar as famílias no programa Água Solidária, com desconto em torno de 77% em relação ao valor convencional. Mesmo se a pessoa tem débitos em atraso, se atender aos critérios, poderá aderir ao programa, que beneficia atualmente cerca de 318 mil famílias.
Para ajudar nas negociações e facilitar o atendimento aos clientes, a Sanepar vai abrir várias Centrais de Atendimento em horário estendido, das 8h às 20h de segunda a sexta, a partir de 5 de junho. A partir do próximo dia 17 de junho, abrirá aos sábados, das 8h ao meio-dia.
Além do atendimento presencial, as negociações de débito poderão ser feitas pelo 0800 200 0115, pelo whatsapp (41 99544-0115), pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) e por email ([email protected]).
Procecimento de aviso de débito e corte
Quando o cliente está com uma fatura em aberto, 15 dias depois do vencimento dessa fatura, recebe um primeiro aviso de débito. Dezesseis dias após o primeiro aviso, recebe um segundo alerta, com a colocação de uma fita adesiva no cavalete. Ainda não será suspenso o fornecimento de água. Apenas 18 dias depois da colocação da fita, se não houver manifestação do cliente para negociar ou quitar o débito, a Sanepar fará o corte. Ou seja, 48 dias após o débito.
Alerta
A Sanepar alerta que todas as cobranças pelos serviços são feitas diretamente na fatura mensal. Mesmo as negociações de débitos, com parcelamentos, os valores constam da fatura. Não há cobrança em dinheiro por qualquer empregado da Companhia, nem pedido de transferência para contas bancárias.