Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mercado Cristão

Segmento de produtos religiosos segue crescendo

Redação - Folha de Londrina
24 ago 2003 às 18:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dez anos atrás, se alguém perguntasse em Curitiba por alguma loja que vendesse produtos religiosos, certamente nove em dez pessoas lembrariam da Editora Paulinas, existente há 72 anos no Brasil. Se a mesma pergunta fosse feita hoje, as opções de respostas seriam diversas.
Muitos indicariam uma loja em seu bairro, outros lembrariam de um dos grandes estabelecimentos do setor espalhados pela cidade. A verdade é que o mercado de produtos religiosos teve um salto enorme nos últimos anos, e a expectativa de quem atua na área é de que ele continue crescendo cada vez mais.

A maneira mais fácil de constatar este crescimento é abrindo a lista telefônica. Em apenas uma página dedicada às livrarias, há 26 nomes de lojas especializadas. E não é só a quantidade de lojas que aumentou. Estas lojas, hoje, são verdadeiros shoppings.

Além de produtos tradicionais, como bíblias e livros, elas vendem CDs, DVDs, vídeos, camisetas, bonés, canetas, adesivos, ímãs de geladeira, cartões e material de papelaria em geral, brindes, enfeites e miudezas, acessórios, brinquedos e jogos, entre outros produtos alternativos.

''O projeto inicial não era de uma loja evangélica. Era só para a venda de calendários com textos bíblicos para meditação. Mas o negócio foi expandindo, e há uns dez anos passamos a oferecer todas as opções de produtos. Tanto que a loja ficou conhecida como o shopping dos evangélicos'', diz Esdras Anunciação Paim, gerente da Livraria Luz e Vida, existente há 40 anos em Curitiba.

A empresa cresceu tanto que seu personagem-símbolo, a formiguinha ''Smilinguido'' ficou conhecida nacionalmente, tornando-se até personagem de desenho animado. A livraria também tem filiais em Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, e há planos de abrir novas lojas em outras capitais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Editora Paulinas, mais dirigida ao público católico, também não parou. A editora foi criada na Itália a partir de um ideal de Tiago Alberione, então com 16 anos. No final do século 19, o rapaz - que foi beatificado este ano - percebeu que os meios de comunicação iriam influenciar as futuras gerações e passou a defender a necessidade de que os ensinamentos de Deus fossem publicados. Hoje, só no Brasil a editora tem 26 lojas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS

Imagem de destaque
Arremates de até R$ 1,8 milhão

Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial

Imagem de destaque
Em 2023

Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice

Imagem de destaque
R$ 8,7 bilhões no ano

Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024


Apesar da variedade, os itens mais vendidos continuam sendo livros e bíblias. ''Hoje em dia as pessoas lêem bem menos, por isso, os títulos têm que ser constantemente atualizados para atrair o público'', conta Josefina Romanini, promotora de vendas da Editora Paulinas.


Em datas como o Dia dos Namorados, Dia das Mães e dos Pais, são os CDs que lideram as vendas. Neste campo, as músicas também evoluíram. Além dos tradicionais corais e cantores consagrados, como o Padre Zezinho, o ritmo sertanejo, rock e músicas infantis garantem satisfação ao gosto de todos.

Paim não sabe precisar, em números, o crescimento das vendas. Mas adianta que, diante de tanta oferta de produtos, as lojas têm que ficar atentas para saber distinguir um produto de qualidade e que terá boa aceitação do público. ''Hoje, é muito barato publicar um livro ou gravar um CD, por isso é preciso passar uma peneira e separar o que é bom'', diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo