O Shopping Crystal seguiu o exemplo dos demais grandes shoppings de Curitiba e adotou o estacionamento pago. A novidade para os clientes virá nos próximos dias, quando terminarem as obras de instalação. A cobrança foi necessária, segundo a administração do Crystal, para acabar com o hábito de muitas pessoas que ocupavam vagas no estacionamento, no começo da tarde, e iam trabalhar, sem ao menos entrar no shopping.
Os shopping Mueller, pioneiro na cobrança, e o Curitiba também enfrentaram o mesmo problema de ter um estacionamento lotado e as lojas vazias. Mas com a cobrança encontraram a solução. No começo enfrentaram a reação contrária de motoristas e lojistas. O movimento no Mueller chegou a cair até 30% nas primeiras semanas, mas aos poucos voltou ao normal.
Os lojistas do Crystal estão apreensivos com o estacionamento pago, mas a maioria entende que cobrar é um mal necessário. A reação mais forte é dos lojistas da praça de alimentação. Mas o diretor da Associação dos Lojistas do Shopping Crystal, Vitor Lassen, tenta tranquilizá-los. "Estamos numa época de Natal. Ninguém deixará de vir ao shopping ", garante. Dono do Café Metropólis, ele brinca: "Só espero que os clientes não economizem o dinheiro do cafezinho para o estacionamento".