Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sistema combate fraude interna em empresas

Emerson Cervi - Folha do Paraná
11 dez 2000 às 15:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Inteligência Empresarial (CIE) lançou em Curitiba, o primeiro sistema de combate a fraudes internas em empresas através de um telefone 0800. O tele-fraude tem a função de prevenir e inibir as ações de funcionários que causem danos às empresas em que trabalhem.

De acordo com o diretor do tele-fraude, Eduardo Salles, mais de 99% das empresas brasileiras sofre algum tipo de fraude. Em alguns casos os prejuízos chegam a 8% do faturamento total. "Esse tipo de ação pode levar uma empresa à falência", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com a instalação desse sistema, os funcionários podem fazer denúncias anônimas sobre irregularidades. Esses relatos são analisados por profissionais de várias áreas que emitem pareceres sobre as melhores medidas a serem adotadas. Essas fraudes vão desde a apresentação de nota fiscal com valor acima dos gastos em viagens, consideradas pequenas, até o favorecimento a fornecedores ou desvio de estoques, consideradas grandes.

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir de janeiro

Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal


"As empresas usam sistema de segurança para evitar intrusos, mas muitas vezes os prejuízos estão sendo causados pelos próprio funcionários", conta o diretor do sistema. Além de empresários, alguns prefeitos eleitos, que assumem o mandato em 1º de janeiro, estariam interessados em instalar o sistema.


Segundo Salles, o disk-fraude tem um custo ascessível para a maioria das empresas. "Esse produto é a colaboração do CIE para uma melhoria da ética no Brasil", diz. As empresas que contratarem o serviço pagarão R$ 1,00 por mês por funcionário. "Se ela tiver 100 empregados, serão R$ 100,00 mensais em um contrato de um ano", explica. Além do acesso ao telefone 0800, o sistema conta com uma palestra de sensibilização para funcionários sobre a importância da denúncia e material de divulgação interna.

Ao constatar a ocorrência de fraude, a empresa pode tomar desde medidas administrativas, como transferência de setor, até ações legais como abertura de investigação formal. O sistema prevê a produção de um relatório mensal ao contratante, contendo todas as análises de denúncias. "Entre nossos analistas há psicológos que separam as denúncias reais daquelas feitas para prejudicar determinado funcionário ou setor da empresa", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo