Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inovação e empreendedorismo

Startup Bio3: tentando gerar inovação em terreno pedregoso

Lucas V. de Araujo* - Colunista da FOLHA
06 mar 2023 às 08:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cada dia que passa, além de ficar mais velho, reforço algumas convicções. Para algumas

pessoas isso é teimosia. Para mim é aprendizado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No campo da inovação e do empreendedorismo, meu grau de certeza aumenta em relação ao

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)

Imagem de destaque
A partir de janeiro

Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

papel da ciência no desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras. Também não me resta

Publicidade

dúvidas de que a universidade pública é o caminho para que nosso país deixe a condição

colonial de exportador de commodities agrícolas para se tornar produtor de inovações mundiais.

Publicidade


Óbvio, diz meu leitor já acostumado com minhas elucubrações. Nem tanto, digo eu. Se o fosse

tão simples, não estaríamos vivenciando um dos períodos mais críticos e desafiadores para as

Publicidade

instituições de ensino da história.


Como esse assunto é denso e extenso, vou me ater hoje a tratar do porquê é a ciência que cria as

Publicidade

maiores e mais importantes do mundo. Novamente meu leitor mais impaciente diria, claro! Nem

tanto, respondo eu. Poucas pessoas sabem, por exemplo, que a tecnologia disruptiva criada pela

Publicidade

Apple foi gestada a partir de descobertas científicas das décadas de 1950, 60 e 70 financiadas

pelo governo norte-americano para finalidades muito distintas de vender computadores ou

Publicidade

smartphones. Menos gente sabe ainda que o financiamento de pesquisa faz parte de um

programa de Estado, não é de governo, que estabelece a ciência como o pilar do

desenvolvimento econômico do país.


Conheci nesta semana os fundadores da startup Bio 3, incubada na Agência de Inovação da

Universidade Estadual de Londrina (UEL). A empresa nascente é formada pelos estudantes de

doutorado na UEL Daniel Vieira da Silva e Maria Luzia Abreu de Jesus, João Paulo de Oliveira,

que realiza doutorado na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e o professor da UEL

Admílton Gonçalves. Todos eles trabalham juntos no Laboratório de Biotecnologia Microbiana

da UEL.


Segundo os fundadores, o propósito da empresa nascente é selecionar microrganismos com

potencial na agricultura por meio, por exemplo, de um inoculante ou um biodefensivo. Apesar

do pouco tempo de vida da startup, eles já criaram alguns protótipos, dentre eles para

solubilização de fósforo e combate a fungos. Ainda não há um produto vendido no mercado,

mas os testes de campo para validação das novas tecnologias já estão sendo testados no campo.


Em linhas gerais, a firma incubada na UEL busca diminuir os impactos ambientais gerados pela

atividade agrícola, reduzir a dependência de agroquímicos e ainda melhorar a lucratividade para

o produtor que terá um custo de produção menor. “A gente busca não substituir, mas

complementar”, disse João se referindo aos defensivos químicos caros e de elevado impacto

ambiental.


Os propósitos nobres da startups esbarram no fato de que inovar nesse campo é caro e leva

muito tempo. Não por acaso, nenhuma, startup unicórnio brasileira -aquelas com valor de

mercado acima de 1 bilhão de dólares- desenvolveu tecnologia no campo das ciências naturais.

Como sair desse imbróglio? Conversaremos na semana que vem ;)


*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutorando em Comunicação e Inovação (USP). Professor da

Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de


“Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo