Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Redação Bonde com AEN
19 mar 2024 às 17:05
- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná informam que a terceira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 para veículos com placas terminadas em 3 e 4 tem vencimento programado para esta terça-feira (19).


Para os contribuintes que escolheram ao longo desta semana, o parcelamento em cinco vezes devem efetuar o pagamento da segunda cota do imposto, sem a incidência de juros. É importante que o contribuinte esteja atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As GR-PR (guias de recolhimento) não são enviadas pelos correios, assim como já ocorria em anos anteriores. A Fazenda e a Receita também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)

Imagem de destaque
Crescimento de 14,9%

LDO de Londrina para 2025 prevê orçamento de quase R$ 3,5 bilhões

Imagem de destaque
Educação Fiscal

Projeto da UEL presta orientação gratuita sobre declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Sem conexão

Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, saindo do Aeroporto Afonso Pena


OPÇÕES DE PAGAMENTO 

Publicidade


Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.


Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

Publicidade


ALÍQUOTA 


A alíquota do IPVA no Paraná é fixada em 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral. Para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou movidos a GNV (gás natural veicular), a alíquota é de 1%.

Publicidade


São tributados os veículos fabricados nos últimos 20 anos, ou seja, de 2004 em diante. Há isenção para algumas categorias específicas, como ônibus de transporte público, veículos de transporte escolar e veículo de propriedade de pessoas com deficiência, entre outros. O IPVA representa uma das principais fontes tributárias do Estado, e 50% de sua arrecadação é destinada aos municípios.


ATRASO 

Publicidade


A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.


Confira o calendário da terceira parcela do IPVA 2024, que vence em março:

Publicidade


FINAL DE PLACA


1 e 2 – 18/03 (vencida)

Publicidade

3 e 4 – 19/03

5 e 6 – 20/03

7 e 8 – 21/03

9 e 0 – 22/03


SITES FALSOS 


A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo
Os pneus precisam estar em boas condições de uso para garantir a segurança do condutor, passageiros e o bom desempenho do veículo. Há alguns sinais nos pneus que indicam que chegou o momento da troca, mas é preciso, além de substituí-los.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade