Trabalhadores que nasceram em julho podem sacar até R$ 1 mil das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a partir deste sábado (21). A Caixa Econômica Federal vai depositar o dinheiro na conta poupança digital utilizada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.
Esses valores só podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas operacionais Android e iOS), que permite o pagamento de contas domésticas e fazer compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem ainda libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.
Ao longo do calendário de pagamento, serão liberados aproximadamente R$ 30 bilhões para cerca de 42 milhões de trabalhadores. Pela programação, divulgada em março, a liberação dos recursos segue cronograma com base no mês de nascimento. O dinheiro vai ser liberado em etapas até 15 de junho, quando recebe quem nasceu em dezembro.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O trabalhador não precisa ir a uma agência da Caixa. Basta entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.
No entanto, é preciso ficar atento. A maioria vai receber o valor automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. Entretanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, será precoso pedir a liberação dos recursos.
O aplicativo dá a opção para solicitar o crédito em conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, porém, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.
Retirada
Outro ponto de atenção é a retirada do valor. Os recursos vão estar disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, se o dinheiro não for gasto, retirado ou transferido para conta corrente.
O que não for movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do fundo de garantia relativo ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Consulta
Para saber se você vai receber automaticamente o dinheiro ou se precisa pedir o saque, é necessário fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS (disponível para sistemas operacionais Android e iOS).
O site informa somente a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.