Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Três subestações de energia da Copel devem ter usinas solares até janeiro

Simoni Saris - Grupo Folha
06 jun 2023 às 07:32
- Anderson Coelho/Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Copel espera finalizar ainda neste mês o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela implantação de três usinas solares fotovoltaicas que serão construídas junto a subestações de energia da estatal. As plantas ficarão em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), Paranacity (Noroeste) e Umuarama (Oeste) e, somadas, irão gerar 4,5 MWp (megawatt-pico) que serão utilizados para compensar parte do consumo da própria companhia energética, nas subestações e prédios administrativos.


“É um projeto inédito no Brasil. Normalmente, a usina não está dentro do terreno de uma estação. A gente vai aproveitar espaços dentro das subestações para colocar as usinas e testar o conceito de ter a menor perda possível”, disse o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Júlio Shigeaki Omori.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A unidade de Umuarama terá a maior capacidade, com 2,6 MWp (megawatt-pico). A de Arapongas irá operar com 1,4 MWp e a de Paranacity, 0,7 MWp. A Copel calcula que os 4,5 MWp seriam suficientes para abastecer cinco mil unidades residenciais. Mas trabalhando de forma conectada, as três subestações vão gerar uma compensação de 8 mil MWh (megawatt-hora), o que corresponde a 35% do consumo da subsidiária de distribuição da companhia, que é de 21 MWh por ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 23h59

Prazo para pagar Imposto de Renda 2024 em débito desde 1ª cota termina nesta sexta-feira (10)

Imagem de destaque
Análise

Dia do Frango: milho, aval religioso e preço de carne bovina alavancam produção

Imagem de destaque
Sorteio no sábado (11)

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 47 milhões

Imagem de destaque
Veja os lotes

Anvisa determina recolhimento de detergente Ypê por risco de contaminação


Os locais para construção das usinas solares foram escolhidos considerando-se a área disponível para acomodar as placas fotovoltaicas e a incidência de luz solar. A expectativa da Copel é que o contrato com a vencedora da concorrência seja assinado neste mês e que as usinas solares estejam construídas até janeiro para iniciarem as operações ainda em 2024.


Omori destacou que a construção de usinas solares dentro de subestações de energia é um projeto inédito, mas que dentro desse projeto a Copel quer ser pioneira também em VPP (Virtual Power Plant). Traduzido para o português, o termo significa Planta Virtual de Energia e consiste em recursos de energia distribuídos de pequena escala que são conectados a uma rede virtual.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA. 


Imagem
Subestações de energia da Copel deverão ter usinas solares até janeiro
Subestações de energia da Copel terão usinas solares
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade