Termina hoje o prazo para pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2001. O contribuinte que fizer o pagamento hoje recebe um desconto de 15% sobre o valor integral do imposto. Já em fevereiro, o desconto será de 5% e os vencimentos serão de acordo com o final da placa do veículo.
O pagamento do IPVA 2001 pode ser feito com o carnê enviado para a casa do proprietário do veículo ou nos postos de auto-atendimento do Banestado digitando o número do Renavam. Há ainda a opção de pagamento com débito em conta corrente, no caso de clientes do Banestado; pela Internet ou pela GR-RR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que pode ser obtida na página da Secretaria da Fazenda e paga no Banestado.
Até a data de vencimento, o IPVA pode ser pago em qualquer banco. Após o prazo final, somente nas agências do Banestado, por meio de extrato, que pode ser retirado nas próprias agências.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
Quem perder o prazo terá que pagar 0,33% de multa por dia. Se o imposto for pago no mesmo mês, o valor será acrescido ainda de 1% de juro. A partir do mês seguinte do vencimento, o cálculo do juro será feito pela taxa Selic.
O proprietário inadimplente não receberá pelo Correio o carnê do IPVA 2001. Para liquidar a dívida ele deverá primeiro procurar a Receita Estadual.