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Vendas do comércio aumentaram 10,45%

Rosana Félix - Folha do Paraná
24 jul 2001 às 10:33

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As vendas do comércio em 25 municípios da Região Metropolitana de Curitiba cresceram 10,45% em maio de 2001 em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2000, o aumento de vendas foi da ordem de 9,36%. Os números fazem parte da primeira Pesquisa Conjuntural do Comércio, que começou a ser divulgada neste mês pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio)

Segundo o levantamento, o nível de emprego no comércio de Curitiba e região também teve desempenho melhor neste ano. De janeiro a maio de 2001, os setores varejistas empregaram 8,1% a mais do que nos mesmos meses de 2000. O ramo que mais contratou nesse período foi o de móveis, decorações e utilidades domésticas, com um aumento do número de vagas de 27,97%, seguido pelo setor de supermercados, com 18,12%. A área onde ocorreram o maior número de demissões foi o de farmácias e perfumarias, com uma retração de 8,08%.

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Os setores que apresentaram bom volume de vendas nos cinco primeiros meses deste ano, em relação ao ano passado, foram o de cine-foto-som, com um incremento de 50,74% e o de combustíveis e lubrificantes, com 29,76% (os dados estão descontados da inflação no período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA). Em maio, o setor de vestuário foi o que teve melhor desempenho de vendas, 54,37% a mais do que no mesmo período do ano passado. O motivo foi a chegada do inverno.

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A pesquisa também revela os setores que mais compraram em maio. De acordo com o estudo do Fecomércio, a maioria dos estabelecimentos compra porque têm boas perspectivas de vendas, e dificilmente para manter estoques. O ramo que mais comprou nos primeiros meses deste ano foi o de combustíveis e lubrificantes, com um incremento de 26,96%. A atividade que menos comprou no período foi o de calçados, com uma queda de 23,64%.

Participaram da pesquisa 328 estabelecimentos de 14 ramos de atividades varejistas. Segundo o levantamento do Fecomércio, os dados de vendas de maio refletem as medidas adotadas para racionamento de energia elétrica.


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