A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira o recolhimento das cápsulas Celulitum, da empresa paranaense Herbarium. O pedido de registro do produto foi negado pela Anvisa em 13 de dezembro do ano passado. Desde então a Herbarium espera explicações sobre o indeferimento do registro, e por isso não distribuiu o produto às farmácias, afirmou o gerente de marketing da empresa, Paulo Rafael Nonino.
Segundo a Anvisa, técnicos do órgão que realizam o monitoramento das propagandas de medicamentos descobriram o produto em uma revista de grande circulação nacional e por isso determinaram a apreensão. De acordo com Nonino, no ano passado a Herbarium montou um programa de lançamento da linha Celulitum, disponível em cápsulas e em creme. Ele disse que o pedido do registro do medicamento em cápsulas foi indeferido, mas o de creme foi concedido.
Segundo Nonino, a empresa questionou à Anvisa os motivos do indeferimento. ''Vão nos indicar o motivo e então faremos as adequações necessárias do produto'', relatou. De acordo a determinação da Anvisa, as caixas do Celulitum deveriam ser retiradas das prateleiras imediatamente, a cargo do laboratório e das distribuidoras e sob a fiscalização das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Em novembro de 2001, a Anvisa determinou a apreensão de outro produto da Herbarium, o Bioslim. O motivo também foi por falta de registro junto ao órgão. Esse produto era comercializado na época, e segundo Nonino, foi recolhido das farmácias. Mas a empresa está questionando judicialmente a Anvisa por ter negado o registro do Bioslim. ''É um produto para o qual foram feitos todos os estudos necessários'', disse.
*Leia mais sobre o assunto na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.