Dando continuidade ao evento "Sua Excelência, o Eleitor", a candidata da coligação "Londrina na Linha de Frente" (PT, PTN, PPS, PV e PC do B), Márcia Lopes respondeu nesta quinta-feira (23) às perguntas formuladas pela diretoria da ACIL e eleitores presentes no evento. Veja as principais propostas e projetos apresentadas pela segunda candidata participante da sabatina na ACIL.
Por que ser prefeita?
Tenho formação em Serviço Social. Sempre estudei administração e gestão pública e de como ela, se for empreendedora, pode trazer desenvolvimento para os municípios. Fui deputada, vereadora e participei do governo Lula, tudo isso me deu motivação e experiência. Londrina vive esse momento de escolha e me coloco à serviço desta comunidade. A vida foi me preparando e quero ser a primeira mulher prefeita de Londrina.
Industrialização
Temos uma rede forte de comércio e serviços e ninguém me convenceu de que Londrina não tem vocação para indústria, ela tem múltiplas vocações. Tenho convicção que Londrina precisa implementar uma política industrial, precisamos ter uma agência de desenvolvimento na cidade com equipe técnica qualificada para pesquisar, receber as missões. Quero criar mais três parques industriais, implementar e apoiar as incubadoras na área da inovação. Londrina tem um problema de logística e temos que enfrentar isso, implementar o projeto do aeroporto.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Demandas do setor de comércio e serviços
São setores vitais para desenvolvimento. Andei no comércio do União da Vitória e vi que as lojas estão cada vez mais preocupadas, inclusive com o visual, atendimento. Precisamos potencializar isso, assegurar infraestrutura, logística e cuidado com a cidade. E isso não só da porta para dentro, mas ter segurança, iluminação, cuidado com a estética da cidade, com o trânsito e estacionamento.
Codel e Ippul
Vamos fazer uma transição para que seja uma agência de desenvolvimento forte e estruturada com capacidade técnica de diálogo para atender às necessidades. Tem que ter um projeto claro de desenvolvimento e vou criar também o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social formado por lideranças da cidade para discutir com a prefeita o que está acontecendo, onde está certo e onde está errado para balizar nossas ações. O Ippul é um grande problema, ter que ser o coração da gestão se quisermos uma cidade com desenvolvimento urbano que pense o futuro. Vamos dar autonomia e autoridade ao Ippul para pensar a cidade.
Guarda Municipal
Vamos valorizar e capacitar a Guarda. Infelizmente o processo de implementação foi tumultuado e temos que melhorar a estima da guarda, que ela tenha clareza de suas atribuições e seja integrada com as outras polícias. Queremos um gabinete de segurança integrada para que tenhamos um plano de segurança com metas claras.
Centro de Eventos
A área do turismo foi muito cuidada no meu Plano de Governo. Conversei com Abrasel, Convention, Unopar, Sebrae e está bem estruturado para atender às demandas que esses especialistas indicaram. Londrina tem potencial para o turismo e há investidores querendo construir um centro de eventos, é o mínimo que temos que ter.
Crise na saúde
Minha primeira iniciativa será criar uma frente de emergência que responda às necessidades, com participação dos prestadores de serviço e gestores da saúde. É preciso que toda a rede básica esteja articulada e integrada, ter um diálogo aberto e permanente. Temos que assegurar medicamento e profissionais nas unidades básicas. Em relação às filas para cirurgias eletivas temos que ter um planejamento para em um ano regularizar isso e fazer concursos públicos porque há gargalos.
Gestão – cargos comissionados, transparência
Assinamos o compromisso para adoção da política pública de transparência e controle e isso é decisivo em uma gestão. A informação só existe se os dados forem construídos, teremos um setor que cuide disso na secretaria de planejamento para desenvolver essa matriz para ter qualidade nos dados. Quanto às secretarias, o que vemos de fora é que há atividades fora de lugar. É precoce anunciar reforma administrativa, mas tenho o compromisso de que haja racionalidade. Os cargos comissionados estão previstos em lei e tem que estar dentro de um processo de racionalidade.
Educação
Tem papel estratégico na formação da cidadania e aprendizado. A secretaria de educação sempre foi respeitada mas com todo esse processo conturbado também foi atingida. Vamos garantir um gestor na educação que tenha autonomia e autoridade. Temos que ter universalização de acesso à educação infantil, para isso vamos implantar novas CEIs e fazer parcerias com as filantrópicas. No ensino fundamental tem que requalificar o ensino integral com projeto pedagógico articulado.
Salário dos servidores
Os servidores são fundamentais para levar à cabo o projeto de governar a cidade, são eles os agentes públicos e precisam ter compromisso e motivação. Nesse sentido minha relação será sempre de diálogo e respeito e tenho o compromisso com a reposição salarial.
Gestão compartilhada – conselhos
Os conselhos têm que assumir suas responsabilidades. Minha convicção é de respeito à autonomia das entidades e de quem vai representá-las nos conselhos. Quero de fato que todos os órgãos participem.
Flexibilização do horário do comércio
Fico me perguntando qual o dilema desta questão. Houve audiência pública e a decisão foi pela manutenção do horário. A minha posição e de manter essa decisão, mas tenho conversado com empresários, trabalhadores, precisamos assegurar os direitos, fazer um debate entre os sindicatos, há posições distintas.
Sercomtel
Tem que ser pública, forte e competitiva para isso precisa de gestão profissional sem ingerência política.