A Corte do TRE-PR, nesta segunda-feira (24), por maioria, manteve a decisão proferida pela desembargadora Renata Estorilho Baganha, juíza da 3ª Zona Eleitoral de Curitiba, permitindo a veiculação da imagem da presidente Dilma Rousseff, no horário destinado a propaganda eleitoral do candidato Luciano Ducci.
O Presidente do TRE-PR, desembargador Rogério Kanayama, reconhecendo que se trata de uma matéria difícil, cujos fundamentos talvez se desdobre em futuros processos, ao proferir o voto de Minerva, manifesta que os debates políticos devem ser mais liberados, dando oportunidades aos partidos de criticarem e rebaterem as críticas no seu horário e o Poder Judiciário, embora não seja o caso desta Corte, tem trazido para si muitos detalhes na propaganda eleitoral que podem proporcionar um subjetivismo perigoso e a desestabilização está se intensificando no direito eleitoral.
A Coligação "Curitiba Quer Mais" representou em face da Coligação "Curitiba Sempre Na Frente" e Luciano Ducci contra a veiculação na Televisão da imagem da Presidente Dilma Rousseff, sabidamente filiada ao PT, partido que não faz parte da coligação recorrida e integrante da coligação recorrente com os trechos:
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
"Dilma: Queria cumprimentar também o prefeito Luciano Ducci, esse parceiro importante junto com o governador, prefeito de Curitiba parceiro nessa, nesse desafio que, no Brasil tem sido a implantação dos metrôs. (...) A União, sozinha, não tinha como fazer. O Estado, sozinho, não tinha como fazer. O Município, sozinho, não tinha como fazer. Mas nós três juntos temos como fazer e eu tenho certeza que faremos! (...) Uma parte que eu acho extremamente relevante é a utilização do espaço que vai ficar cobrindo o metrô, como um espaço de integração, lazer e cultura da cidade''; ''Eu queria dar os parabéns à Curitiba pela qualidade do projeto. A Ministra Miriam Belchior, estava fazendo uma avaliação comigo, dizendo que dentre os projetos apresentados o projeto aqui do prefeito era um dos melhores. Não vou dizer que era o melhor, porque senão me pegam depois. Era um dos melhores!''.