A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informou na tarde deste domingo (28) que registrou oito ocorrencias, sendo cinco por boca de urna, nas cinco cidades onde aconteceu segundo turno no Estado: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. Segundo o balanço parcial, divulgado as 16h, dos casos registrados, quatro aconteceram em Curitiba. Houve ainda duas apreensões por conta de descumprimento à lei seca.
"Essa foi uma das operações mais tranquilas que nós já tivemos na história", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, em entrevista coletiva na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Entre as ocorrências de maior destaque está a prisão de um ex-candidato a vereador de Ponta Grossa, que estaria distribuindo panfletos e santinhos. De acordo com a PM, a equipe realizou patrulhamento e localizou um veículo Veraneio de cor vermelha, com os materiais. "Durante a vistoria, foi encontrada grande quantidade de material de divulgação de um candidato a prefeito. Tudo foi apreendido e encaminhado, juntamente com o condutor, ao Fórum Eleitoral para providências cabíveis", contou o coronel. Ele não quis informar quem seria o ex-candidato.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
O esquema de segurança da PM contou com mais de 3 mil policiais em todo o Estado, dos quais 1.410 atuam na capital e 550 em Londrina.
O balanço total da chamada "Operação Eleições" será divulgado apenas na segunda-feira (29). "Permanecemos atentos a todo o processo eleitoral, incluindo o recolhimento das urnas e outros materiais, para garantir a segurança plena dos cidadãos", disse Bondaruk.