O novo prefeito de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), Luiz da Costa (PMDB), 59, creditou a "Deus" a sua vitória nas eleições deste ano. Costa terminou a disputa empatado com Marcos Zanetti (PDT) com 3.869 votos e vai assumir o cargo por ser mais velho que Zanetti, que tem 41 anos. "Quando entramos em uma disputa esperamos pela vitória, mas o que aconteceu foi uma coisa divina", disse.
Ex-juiz de direito, Costa foi vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1983 e 1991. Por causa de suas experiências anteriores, Costa lembra que será uma das poucas pessoas com atuação nos três poderes. "Já estive no Legislativo, atuei mais de 20 anos no Judiciário e agora vou assumir o Executivo. Vou usar essa experiência para a gestão. No Executivo nós precisamos pensar ainda mais nas ações ", conta.
Segundo ele, os momentos que antecederam o resultado das eleições foram marcados pela emoção. "Estava ciente de uma vitória, mas por uma margem de votos, não dessa maneira, mas se esse critério (de escolha pela idade) já era usado desde a Grécia antiga e veio para o mundo moderno, então o utilizamos", completou.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Costa quer aproveitar o tempo até a posse para aprimorar seu planejamento de governo. "Temos uma área de saúde muito difícil, que precisamos melhorar, assim como planejar a cidade para 2040, ela tem potencial e vamos pensar no futuro", afirmou.
Para Zanetti, a derrota pela idade ainda está sendo digerida. "É uma coisa que não dá para explicar ainda. A sensação de quem ganhou, mas não levou. É um sentimento muito difícil de explicar", disse.
Zanetti acredita que uma pesquisa divulgada na semana anterior à eleição tenha influenciado no resultado. "Creio que isso mudou a situação", lamentou.
O empate em eleições de Balsa Nova não é novidade. Em 2004 e em 2008 dois candidatos à Câmara de Vereadores terminaram empatados e os critérios de idade foram aplicados. "As disputas sempre são acirradas, sem violência, mas muito disputadas", disse Costa.