Com um investimento de mais de meio milhão de reais, a diretoria da Sociedade Rural do Paraná melhorou a infraestrutura do Parque de Exposições Ney Braga, pensando no conforto e segurança do público. "Todas as reformas e modificações que estão sendo feitas complementam parte de um planejamento de melhoria do Parque de Exposições, que iniciou em 2007, tornando-o um local que atenda a diversos públicos frequentadores do espaço, como também à organizadores de eventos.", explicou o presidente Alexandre Lopes Kireeff.
A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, maior evento que o Parque recebe, entrará na marca dos 50 anos de realização com novas construções, reformas e adaptações. Segundo o diretor de obras da Sociedade Rural, Antônio Sampaio, todo o projeto realizado seguiu as normas especificadas para o Parque pela vigilância sanitária e corpo de bombeiros.
Para atender os restaurantes, montados com estruturas fixas, que ficam ao redor de um dos centros gastronômicos da Exposição - Praça Mario Pereira - foram construídas oito cozinhas geminadas, fechadas e vedadas com telas, nas dimensões de 6 metros por 4 metros. As cozinhas possuem central de gás canalizado, azulejo, balcão com seis metros para manuseio de alimentos e duas cubas d`água. O valor investido gira em torno de 150 mil reais.
Ainda no setor de alimentação, mais duas cozinhas dos restaurantes construídos no Parque, próximos a área industrial, também sofreram reformas com piso em cerâmica, balcões em granito, central de gás. Neste mesmo espaço, os banheiros ali já existentes foram todos reformados, melhor servindo ao público.
O banheiro principal do Parque de Exposições, que fica na área central, foi totalmente reformado atendendo a uma solicitação antiga do público, um investimento em torno de R$ 200 mil. A reforma passa por azulejos, piso, granito nas pias, cabine para portadores de necessidades especiais, ampliação da capacidade de atendimento e a instalação de fraldário.
O recinto de shows e leilões, João Milanez ganhará um piso na pista – provisório-, em madeira com cerca de 2.8 mil metros quadrados, com estrutura desmontável, para atender aos shows da exposição 2010.
O recinto de leilões de gado de corte Abdelkarim Janene, um dos mais antigos do Parque e responsável por 30% da movimentação genética da exposição, foi outro local reformado.
Museu
Antigo sonho dos associados da Sociedade Rural do Paraná, para preservar a história da entidade, o Museu da Sociedade Rural está sendo montado em um prédio preparado, ampliado e ambientado para recebê-lo, com inauguração agendada para o dia 1º de abril. São 185 metros quadrados, em frente à pista central do Parque de Exposições Ney Braga. Além de guardar a história da Sociedade Rural do Paraná e das exposições, o museu servirá como fonte pedagógica, um incentivo a pesquisa educacional. O levantamento de informações e acervo iniciou-se há dois anos. Segundo a direção de obras da Sociedade Rural foram investidos cerca de R$ 200 mil.