A praça do Japão, entre as avenidas Sete de Setembro e República Argentina, ganhará novo piso, paisagismo e reforma geral das instalações elétrica e hidráulica A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana as obras de revitalização da praça. A obra visa além de restaurar um ícone da cidade preparar o local para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado este ano.
A previsão é de que a reforma seja concluída em abril. Até lá, a praça ficará fechada por tapumes por questão de segurança. As novas calçadas terão um padrão único, mais resistente, antiderrapante e com melhores condições de acessibilidade. Serão trocados três mil metros quadrados de piso.
O paisagismo da praça também terá algumas alterações, embora o projeto mantenha as características originais dos jardins japoneses. Os seis lagos da praça serão reformados, com plantio de mais arbustos e flores. O Memorial da Imigração Japonesa, onde são feitas as cerimônias do chá e outras atividades culturais, também está incluído na reforma. Serão trocadas as instalações elétrica e hidráulica e também reformado o telhado.
A Praça do Japão foi inaugurada em 1962 e remodelada em 1979. Entre os equipamentos instalados na época da remodelação está uma lanterna esculpida em pedra, doada pela assembléia legislativa de Hyogo, estado japonês co-irmão do Paraná. A lanterna é um símbolo tradicional nos jardins japoneses. Na praça também foram feitos lagos e ajardinamento seguindo a arquitetura japonesa.
Em 1993 foram inaugurados o Portal Japonês e o Memorial da Imigração, este último, inaugurado em 26 de junho, mesma data da chegada ao Brasil do navio Kasato Maru, que trouxe ao Brasil os primeiros imigrantes japoneses, em 1908.
SMCS