Um abaixo-assinado disponível na internet foi criado na última semana contra a construção do portal em homenagem a Londres na BR-369 na entrada de Londrina, em frente ao Parque Governador Ney Braga. A estrutura será construída pela concessionária Econorte com pilares que representam o Big Ben.
Segundo informações do blog Londrina na Latinha, a arquiteta Camila Silva Oliveira, membro titular do Conselho Municipal de Cultura na área de Patrimônio Histórico e Cultural, lançou o abaixo-assinado "O Big Ben não nos representa!" Até às 16h deste domingo, 317 pessoas já haviam assinado a petição.
De acordo com os responsáveis pelo documento, o famoso símbolo da capital inglesa não representa o caráter e a identidade do povo londrinense. A petição pública reconhece o valor e importância histórica da empresa inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná, mas afirma que não houve "de fato, uma colônia" nas origens do município.
Leia mais:
Novos furtos de fios comprometem trincheira da Leste-Oeste e Parque Arthur Thomas em Londrina
Feira Gastronômica da Concha Acústica tem show da Banda Jaca Trio nesta sexta-feira
Espetáculo "Cara Cora" leva palhaçaria e arte drag para o palco
Londrina EC acerta com Wallace e traça perfil experiente para o elenco
"Imaginar que somos ingleses é esquecer que somos paulistas, mineiros, índios, japoneses, árabes, afros, italianos, espanhóis e tantos mais que vieram com suas famílias para construir uma nova vida. Essa diversidade de etnias é parte fundamental da nossa identidade e da nossa memória, que continua sendo construída por nós", questiona o abaixo-assinado.
O documento ainda ressalta a necessidade de instalação da passarela no local para aumentar a seguranças dos pedestres. "A passarela – segura e moderna - é uma obra muito bem-vinda, mas ao elegermos o Big Ben como um símbolo de Londrina (essa é a função de um portal), perdemos a oportunidade de celebrar nossa verdadeira identidade."
O projeto da Econorte com orçamento de R$ 1,9 milhão prevê a construção do portal que será utilizado para travessia de pedestres, principalmente durante os dias de shows no Parque Ney Braga.