Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Acesf prossegue com melhorias nos cemitérios e capelas de Londrina

Redação Bonde com N.Com
03 abr 2017 às 18:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) prossegue com a execução de serviços de melhoria em diversos cemitérios e capelas da cidade e distritos. O Cemitério Jardim da Saudade, localizado na região norte, está na lista dos contemplados. A revitalização do local inclui desde a plantação de árvores até a reconstrução do muro.

O superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), ressaltou que o objetivo é proporcionar um atendimento mais qualificado à população, que terá mais conforto para frequentar os locais. "São demandas antigas da população, que foram colocadas como prioritárias pela atual administração. Em 90 dias que estou à frente da Acesf, conseguimos fazer a pintura de quase 80% dos cemitérios e capelas da cidade e dos distritos, por meio da realização de mutirões", salientou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Tio Douglas, a última novidade executada no Jardim da Saudade foi a instalação de um pergolado de madeira de lei restaurada, para trazer maior conforto aos usuários. O pergolado já recebeu verniz e plantas do tipo Manacá da Serra. "Serão instalados dois bancos no local, para melhor acomodar a população", anunciou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região só perde moradores

Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais

Imagem de destaque
Filme se passa em 1987

Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina


Tio Douglas informou ainda que a reforma do muro, iniciada em 9 de março, deverá ser concluída até o dia 9 de maio. Parte do muro que contorna o cemitério estava com sérios problemas na estrutura, devido à ausência de galeria pluvial, já construída pela Acesf. O trecho, de aproximadamente 50 metros, fica localizado na área sul do cemitério.

Publicidade


Com relação à arborização, foram plantadas 32 árvores na parte interna do cemitério. "Assim que concluirmos a construção do muro, pretendemos plantar outras mudas no entorno do cemitério, que hoje conta com poucas árvores", pontuou.


No Jardim da Saudade também foram instalados quatro bancos na praça central e construídas docas, necessárias para a colocação de caçambas que receberão os resíduos das reformas. "Já estamos com quatro caçambas e outras seis estão em processo de licitação", afirmou.

Publicidade


Também foram feitos reparos na iluminação das capelas mortuárias, pintura do muro e limpeza do local, em parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina. Com parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram plantadas 200 orquídeas com mão de obra do Tiro de Guerra.


O cemitério também deverá receber a instalação de portões nas laterais, com pontos de apoio para descarte de resíduos de caixões. "Pretendemos instalar o primeiro portão até o dia 15 de maio", informou Tio Douglas. "Além disso, pretendemos instalar piso tátil nos corredores entre os jazigos, de forma contínua, a partir do segundo semestre. Também estamos fazendo a reestruturação dos espaços vagos, em discussão com o IPPUL, para ampliação dos cemitérios já existentes, com o objetivo de criar novos jazigos", completou.

Publicidade


Outros cemitérios – No Cemitério São Paulo, a Acesf executou a pintura do muro e do cruzeiro. O próximo passo será a instalação de um bebedouro, que ficará disponível para a população.


Já o Cemitério João XXIII recebeu serviço de limpeza e manutenção do gramado e pintura do meio-fio. Segundo o superintendente, até julho a Acesf pretende fazer a calçada no entorno do cemitério.

Publicidade


No cemitério Padre Anchieta foi executada a pintura do muro e do cruzeiro, além de reparos na iluminação da capela. "Pretendemos ainda fazer uma ampliação no Cemitério Padre Anchieta, construindo mais 900 jazigos para dispor à população", informou Tio Douglas.


Distritos – Outra unidade que está recebendo melhorias é a do distrito de Lerrovile. A capela, que estava fechada desde o ano passado, já está disponível para utilização da população. A Acesf está ainda fazendo a ampliação da capela mortuária do cemitério, além de ter feito a pintura do muro e ampliação da arborização do local, que não contava com nenhuma árvore. "Plantamos 24 árvores e pretendemos plantar outras 60 no cemitério todo", contou Tio Douglas.

Publicidade


Na Warta foi realizada a pintura e limpeza do cemitério, além de reparos na capela mortuária. Em Paiquerê foi feita a pintura da Capela Mortuária e a Acesf pretende iniciar, ainda este ano, o projeto arquitetônico para a construção de uma capela no distrito. "Este é um pedido do prefeito Marcelo Belinati, atendendo a uma solicitação da população do local", frisou.


Aumento de jazigos - Segundo Tio Douglas, outra meta da atual administração é aumentar o número de jazigos em Londrina. "Nós montamos uma Comissão para fazer um levantamento dos espaços ociosos dos cemitérios, para que possamos executar esta ampliação", informou.

A partir da próxima semana, a Comissão pretende iniciar as visitas aos cemitérios de Londrina para fazer o levantamento. Segundo Tio Douglas, a Acesf começou o processo para fazer a revogação de 279 gavetas conjugadas do Cemitério Jardim da Saudade, a fim de oferecê-las a novos concessionários.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo