A Secretaria Municipal de Educação de Londrina conseguiu solucionar o problema das vagas para crianças da pré-escola do bairro Parati e Chefe Newton (zona norte). Cerca de 70 crianças ficaram sem espaço depois que a Escola Municipal Cláudia Rizi passou a atender somente alunos de 1ª a 4ª série, devido ao aumento no número de alunos. A escola está com 515 estudantes, mesmo número atendido no ano passado quando a pré-escola ainda funcionava.
A secretária da educação, Magda Tuma, explicou que 20 dessas crianças estavam em condições de iniciar na 1ª série e foram dividas na Escola Municipal Sônia Parreira Debei e na Cláudia Rizi. As outras 50 serão atendidas através de um acordo firmado com os moradores do Conjunto Chefe Newton, que cederam o centro comunitário para atender as crianças, e o Centro de Educação Infantil Maria Helena Januário, que dará o atendimento profissional. O centro de educação já possui convênio com a prefeitura e aceitou aumentar o número de crianças atendidas. O Centro Comunitário do Chefe Newton passará por reformas de adequação para atender as crianças e a secretária estima que no início de março elas já começem a ser atendidas.
A promotora da infância e juventude, Edina de Paula, que se reuniu nesta quarta-feira com Magda Tuma para solucionar a questão, salientou que pretende discutir desde já a questão das vagas nas escolas para o ano que vem. ''Assim evitamos enfrentar esse problema novamente'', apontou. Magda Tuma também destacou que novas salas de aula estão sendo construídas na região para amenizar o aumento da demanda.